.

domingo, 18 de janeiro de 2015

Betinho Gomes defende mudança de poder na Alepe

Foto: Roberto Soares/Alepe
Por Betinho Gomes, deputado federal eleito

É preciso garantir o fortalecimento da Alepe

Toda essa celeuma na qual se tornou a eleição da Alepe, merece por parte dos membros deste importante Poder uma profunda reflexão. Primeiro, devemos lembrar que somos uma casa de leis e, portanto, devemos respeitar, vigiar e zelar sobre o que lá deliberamos e aprovamos.

Neste sentido, é bom frisar que não resta dúvida que nossa constituição não permite uma nova recondução do atual presidente. Desobedecer à carta constitucional do Estado é um péssimo sinal aos cidadãos e eleitores, os quais esperam que sejamos os primeiros a respeitar as leis.

Outra questão importante é que esse debate não pode ser reduzido aos que gostam ou não gostam de Guilherme Uchôa, o que precisa ser discutido e analisado neste momento é sobre quem poderá garantir o fortalecimento da instituição interna e, sobretudo, externamente.

O atual presidente cumpriu o seu ciclo na Alepe, dialogou bem com parte dos parlamentes, mas perdeu a condição política de representar uma parte significativa dos deputados e, principalmente, de falar para fora da casa. Isso é um elemento grave. O presidente de um poder que não consiga manter conexão com o resto da sociedade, certamente contribuirá, apenas, para que esse poder se torne uma ilha.

Tenho uma profunda convicção de que, entre os 49 deputados, pode-se eleger alguém para presidir a Assembleia Legislativa que cumpra o dever de trabalhar pelo fortalecimento interno da Casa e, ao mesmo tempo, consiga reatar as relações com amplos segmentos da sociedade pernambucana.

O presidente Guilherme Uchoa deve ter um gesto de grandeza e permitir que o Legislativo se oxigene, respeitando nossa Constituição Estadual e, principalmente, evitando que esse processo interno de eleição da Mesa Diretora seja judicializado por descumprimento das normas legais.

Deixo aqui minha opinião na condição de cidadão e de quase ex-deputado Estadual, que tem consciência da importância do Legislativo para o processo democrático.

Atenciosamente,
Betinho Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário