.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Indonésia nega último pedido de perdão e diz que vai executar brasileiro "muito em breve"

O cumprimento da pena de morte deve ser questão de tempo, segundo porta-voz do Itamaraty. (redacao@correio24horas.com.br)

A Indonésia negou o último pedido de clemência ao brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, 53 anos, condenado à morte por tráfico de drogas no país, informou o jornal Folha de S. Paulo nesta sexta-feira (9). Segundo o governo do país asiático, Marco Archer será executado "muito em breve".

O pedido definitivo foi negado em 31 de dezembro pelo presidente Joko Widodo. A primeira vez que o pedido foi negado foi em 2006. O cumprimento da pena de morte deve ser questão de tempo, já que os sentenciados só têm avaliados os pedidos de perdão duas vezes.
Indonésia diz que vai executar brasileiro "muito em breve" (Foto: Reprodução)
Ainda segundo a Folha, a data da execução ainda não foi definida. Porém, segundo Tony Spontana, porta-voz da Procuradoria-Geral contou à publicação, a execução deve ser feita até o final de janeiro. Além do brasileiro, outros cinco condenados devem ser executados no mesmo dia.

A presidente Dilma Rousseff enviou uma carta em dezembro ao governo da Indonésia pedindo a não execução do brasileiro. Segundo a Folha, o gabinete da presidente avalia se ainda há algo que possa ser feito para interceder pelo brasileiro. 

Marco Archer foi preso em 2003 ao tentar entrar no aeroporto de Jacarta com 13,4 kg de cocaína escondidos em tubos de asa delta. Além dele, há outro brasileiro condenado à morte também no país. O paranaense Rodrigo Gularte aguarda segundo pedido de clemência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário