.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Coluna da terça-feira



 AS VERDADES DE SUPLICY:
A entrevista da senadora Marta Suplicy (PT-SP) gerou indignação e profundo mal-estar no PT e no Governo. De forma dura, a ex-ministra bateu na presidente Dilma Rousseff e abriu fogo contra o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, nome que já está sendo cogitado para a disputa presidencial em 2018.

Bateu, igualmente, no presidente do PT, Rui Falcão, com quem tem uma relação histórica complicada. Para minimizar os efeitos, o Governo escalou aliados para plantar a versão de que Marta demonstrou mágoa pela falta de espaços dentro da legenda e apoio quando tentou disputar a Prefeitura paulista.

Para outros, Marta quis gerar um fato para encontrar, juridicamente, um caminho capaz de pavimentar sua saída do PT, com a intenção de disputar a Prefeitura de São Paulo em 2016. De qualquer forma, a entrevista caiu como uma bomba porque ela botou o dedo na ferida e isso, consequentemente, atinge fortemente o partido.

Na entrevista ao Estadão, a senadora chama Mercadante de 'inimigo do Lula' e 'candidatíssimo' a presidente em 2018. Sobre Falcão, alega que ele 'traiu o partido e o projeto do PT'. Marta tampouco poupou a gestão Dilma, que, segundo ela, 'não se engendraram ações necessárias quando se percebeu o fracasso da política econômica liderada por ela'.

'Em 2013, esse fracasso era mais do que evidente', disse Marta. “Na política, não se pode ter ranço ou raiva. Ela está procurando um pretexto para se separar (do PT)", disse um petista injuriado com a senadora. Sobre os vícios do PT apontados por ela, o partido nada faz para resolvê-los internamente.

Marta foi a principal articuladora do 'Volta, Lula' e, na entrevista, sugeriu que o ex-presidente incentivou em alguns momentos o prosseguimento das conversas. 'A Marta tem o cálculo errado. Muita gente queria o Lula de volta, mas isso dependia de um gesto da Dilma. Duvido que, se a Marta estivesse no lugar da Dilma, ela faria esse gesto, de retirar o time de campo', afirmou o deputado Vicente Cândido (PT-SP).

Críticas à parte, a verdade é que Marta teve coragem para dizer o que muita gente no PT pensa e comenta abertamente nos bastidores, mas em público não dá um pio temendo retaliações. A senadora, inclusive, deve sofrer perseguições a partir de agora. E se resolver sair do partido, como deseja, pode até ter seu mandato cassado pelo PT na justiça.

REELEIÇÃO– A bancada do PSB na Assembleia não vai anunciar um candidato para disputar à Presidência da Casa. Tudo que saiu, até agora, não passa de blefe. Os socialistas sabem que o governador Paulo Câmara está acertado com a reeleição do presidente Guilherme Uchoa (PDT), que ganha em qualquer circunstância, mesmo tendo que bater chapa com o PSB.


Aumento dá quórum – Surpreendeu o quórum, ontem, na sessão de abertura da convocação extraordinária, para votação do pacote da reforma administrativa enviado pelo governador Paulo Câmara. Não há pagamento de jetom, mas há quem justifique o plenário lotado por uma causa própria: o aumento dos subsídios dos parlamentares em 26%.

Metralhadora giratória – Na entrevista ao Estadão, Marta também não perdoou a área econômica. Apesar de elogiar a nova equipe, composta por Joaquim Levy e Nelson Barbosa, definiu a política econômica como fracasso e disse que a presidente não mudou os rumos da gestão, “porque isso fortaleceria a candidatura de Lula”.

Razão da demora– Responsável pela restauração da PE-292, que liga Albuquerquené a Afogados da Ingazeira, o empreiteiro Paulo Sérgio explica que a demora na retomada das obras ocorre pela difícil logística de instalação da usina de asfalto. “Isso leva pelo menos 30 dias”, disse, adiantando que a obra, que foi paralisada, depende basicamente de asfalto.


Duplicação até Arcoverde– O secretário de Transportes, Sebastião Oliveira, acompanha, hoje, o governador Paulo Câmara na peregrinação por Brasília. Ao ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, pedirão recursos para iniciar a duplicação da BR-232 de São Caetano a Arcoverde. Também na pauta, os trechos da BR-104 entre Pão de Açúcar e Santa Cruz do Capibaribe, além da duplicação da BR-423, de São Caetano a Garanhuns.

CURTAS

APOIO– Em Serra Talhada, o prefeito Luciano Duque (PT) convocou o vereador Márcio Oliveira (PTN) para o secretariado, abrindo vaga na Câmara para o suplente Francisco Barbosa, do PSB. Com isso, Duque já começa a reforçar o seu palanque da reeleição em 2016.

CEASA– A posse de Gustavo Melo na Ceasa, ontem, foi prestigiada pelo secretário de Agricultura, Nilton Mota, que a partir de agora passa a presidir o Conselho de administração da Ceasa, quarto maior entreposto de comercialização do País e primeira do Norte e Nordeste.

Perguntar não ofende: O PT vai perseguir Marta pelas verdades que disse?

'O justo tem consideração pela vida dos seus animais, mas as afeições dos ímpios são cruéis'. (Provérbios 12-10)
Escrito por Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário