.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

O CALÇADÃO MIGUEL ARRAES

Fotos: Thonny Hill.

Munido de vários documentos, prefeito defendeu a legitimidade da construção do Calçadão, da aquisição das bancas de ferro pelos feirantes e disparou duras críticas a vereadores pós denúncias. 

Em participações no programa Estúdio 1, da rádio Polo FM, o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), juntamente com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Bezerra, e o vereador e ex-secretário da pasta de Planejamento e Gestão, Luciano Bezerra (PR), falaram sobre as declarações feitas por vereadores da bancada de Oposição.

No mesmo programa, veiculado no dia anterior (13), Ernesto Maia (PSL), Deomedes Brito (PT), Carlinhos da Cohab (PSL) e Fernando Aragão (PROS) levantaram duas polêmicas que atingiam, diretamente, a maioria dos sulanqueiros que compõem no novo Calçadão Miguel Arraes de Alencar .

Com base nas afirmações dos vereadores, nossa equipe investigou e descobriu que as duas polêmicas não tinham fundamento e, na emissora, o prefeito e os demais deram seus posicionamentos sobre as denúncias.

Confira os principais pontos das participações:

Denúncias dos vereadores de Oposição
Primeiro a falar sobre as polêmicas, o prefeito partiu para o ataque e afirmou que as denúncias feitas pelos vereadores foram levantadas de maneira irresponsável.

Munido de documentos que, segundo ele, atestavam a legitimidade de todo o processo que culminou na construção do Calçadão, Edson Vieira citou que as polêmicas já vinham sendo levantadas desde a última quinta-feira (08) e foram repercutidas nos dias que se sucederam, tanto no programa de rádio semanal Oposição em Ação e também nas chamadas “malas” políticas, como uma “bomba” contra a atual gestão.

Entre os documentos, prefeito mostrou detalhes do convênio, objetivos do empreendimento e recebimento, pela Câmara de Vereadores, de informações sobre licitação do projeto.

O prefeito fez críticas a todos os vereadores, mas enfatizou ainda mais o nome de Fernando Aragão.

“Tínhamos a percepção, desde a eleição passada, de que Carlinhos, Ernesto e Deomedes tinham um estilo de fazer política e, dessa maneira, se comportou o vereador Fernando Aragão que, de tal forma, entrou nessa onda de denuncismo vazio”, frisou.

Informações do convênio que viabilizou o Calçadão foram enviadas a Câmara desde 2013, afirma prefeito.

Durante a entrevista, o prefeito citou que essas informações do convenio Prefeitura/Governo do Estado já foram enviadas a Câmara desde o dia 12 de dezembro de 2013, ao contrario do que diziam os vereadores que alegaram que a atual gestão não repassaria tais dados.

Documentos apresentados pelo prefeito e sua comitiva mostravam o carimbo com o nome do vereador e ex-presidente da Câmara, Junior Gomes (PSB), que atestavam o recebimento da documentação do processo licitatório pela Casa de Leis.

“Maldosamente, os vereadores vieram aqui e fizeram um carnaval, aqui e nas outras emissoras, para jogar o prefeito, Bruno (Bezerra), Luciano (Bezerra), a Comissão (de feirantes do Calçadão), os organizadores que estão lá na feira para (nos) jogar (contra) a população”, frisou.

Edson citou também que Fernando Aragão deveria pedir desculpas ao povo de Santa Cruz, aos secretários de governo, a atual gestão e aos envolvidos no Calçadão pelas afirmações dele e de parte de sua bancada.

O prefeito citou também que o Calçadão coloca Santa Cruz a frente de outras cidades como Caruaru e Fortaleza, que brigam, inclusive na Justiça, para viabilizar seus pátios de feiras.

.Ex-governador estava desinformado sobre o Calçadão, afirma prefeito

Sobre as declarações dadas pelo ex-governador João Lyra (PSB) em uma entrevista concedida na Rádio Cultura de Caruaru, e que geraram toda a polêmica (já que elas diziam que o valor das bancas estava incluído no montante de R$ 15 milhões que foi destinado a construção do Calçadão), o prefeito foi enfático.

“O ex-governador estava desinformado, até porque ele não participou desse projeto. Ele não deu nenhum real a esse projeto, e sim o governador Eduardo Campos. Eu acho que isso foi um jogo político do ex-governador com o prefeito (de Caruaru) Zé Queiroz (PDT)”.

Continuando suas falas, Edson Vieira fez novos ataques, enfatizando os nomes de Fernando Aragão e Carlinhos da Cohab.

“Agora Fernando dizer que não sabe do convênio; que não sabe, que não recebeu… Está lá na Câmara vereador! O senhor é parlamentar para ir na denúncia de Carlinhos (da Cohab) infundada ou o senhor é vereador para ler as coisas certas e corretas, para se ter discurso?!”, frisou.

Questionado se o prefeito entraria com alguma ação jurídica contra os vereadores, ele citou que iria ver a questão, mas evitou se prolongar sobre o assunto, mostrando sua insatisfação quanto ao caso.

Dúvidas da população

Durante as participações, várias dúvidas foram postas de pessoas que ligaram para a emissora.

Bancas que foram saqueadas

Uma das mais vistas foi sobre as bancas de ferro que foram saqueadas por outros sulanqueiros no último sábado, prejudicando aqueles que já haviam pagado por elas.

O secretário Bruno Bezerra falou sobre a questão polêmica e isentou a prefeitura da responsabilidade de resolver esse tipo de transtorno.

“Essa questão precisa se esclarecer diretamente com a empresa (que construiu as bancas). Que fique bem claro que o trabalho da Prefeitura, nesse caso, foi padronizar o banco, normatizar como ele precisaria ser feito; o material, as medidas… A partir daí, fizemos uma chamada pública das empresas que estariam interessadas em produzir aqueles bancos. A partir daí, é uma relação comercial normal, do sulanqueiro com essas empresas”, pontuou.

Devolução das bancas de ferro saqueadas

Questionado se a prefeitura teria algum levantamento quanto às pessoas que pagaram ou não pelas bancas de ferro, Bruno citou que a Prefeitura tem esse levantamento.

Já o prefeito Edson Vieira citou que representantes da RS Metalúrgica virão a Santa Cruz do Capibaribe para olhar, juntamente com a equipe de Feiras e Mercados, banca por banca, para saber quem está com pontos indevidos e devolvê-las a quem, de fato, pagou e tiveram as mesmas saqueadas no último sábado.

Pessoas que vendiam mercadorias nas mãos no antigo espaço

Sobre esse assunto, o secretário citou que essa questão será vista, mas não pontuou data para que uma solução para esses comerciantes, que agora buscam pontos no novo local, seja implantada.

Luciano Bezerra parte para o ataque e faz desafio a Fernando Aragão.


Em sua defesa ao governo, o vereador Luciano Bezerra citou que os vereadores de Oposição também foram responsáveis pela condição antiga que o Calçadão se encontrava.

O vereador citou que, por questões políticas, chegaram a acusar o governo de promover direcionamentos na licitação, dos vereadores fazer pedidos de vista para, segundo ele, atrapalhar os pedidos de suplementação para pagamento das obras e indicação da empresa para construção das bancas de ferro.

Sobre Fernando Aragão, Luciano citou que irá cobrar dele a promessa de parabenizar o prefeito pela legalidade do projeto.

Ele sabe o respeito, o carinho que tenho por ele, mas infelizmente, o vereador Fernando Aragão ficou no nível do vereador Carlinhos da Cohab; um dos piores vereadores que nós já tivemos na legislatura em Santa Cruz do Capibaribe. (…) Eu vou cobrar do vereador Fernando que cumpra as palavras que disse”.

Blog de Ney Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário