.

terça-feira, 31 de maio de 2016

Bruno Araújo poderá disputar o Governo estadual em 2018

Alçado a ministro das Cidades, com um orçamento de R$ 30 bilhões, o deputado Bruno Araújo (PSDB), que antes projetava disputar uma vaga de senador na reeleição de Paulo Câmara, em 2018, já está pensando mais alto.

Dada a “expulsão” do DEM e do seu partido da coligação de Câmara, Bruno está avaliando a possibilidade de sair candidato a governador com o apoio do senador Aécio Neves, para quem abriria, consequentemente, um palanque próprio no Estado para o presidente nacional tucano tentar o Palácio do Planalto, mais uma vez.

Segundo uma fonte ligada ao grupo de Situação em Santa Cruz do Capibaribe, o próprio Bruno já teria feito chegar ao prefeito Edson Vieira essa informação.  Além de aliados políticos, os dois têm laços de amizade.

Uma eventual candidatura de Bruno Araújo ao governo de Pernambuco poderia embaralhar o xadrez político da Capital da Sulanca, fazendo com que o prefeito Edson Vieira e o deputado Diogo Moraes atuem em campos distintos, pelo menos no primeiro turno da eleição, já que o governador Paulo Câmara, do PSB, disputará a reeleição.

O inesperado afastamento do PSDB, partido do prefeito Edson Vieira, da Frente Popular de Pernambuco, comandada pelo PSB do deputado Diogo Moraes, e suas possíveis implicações futuras - com destaque para uma eventual candidatura de Bruno Araújo ao governo - terão que ser levados em conta no processo de escolha do vice de Edson, segundo a mesma fonte ligada ao Palácio Prefeito Braz de Lira.

No caso de Bruno disputar um cargo majoritário, senador ou governador, ficará vago o espaço de deputado federal no grupo de Situação local. A indicação do nome que ocupará este espaço caberá, em princípio, ao prefeito Edson Vieira, que poderá, inclusive, pleitear a vaga para si próprio. A depender do contexto político, Diogo também poderá tentar concorrer a uma vaga na Câmara Federal em 2018.

Por ora, o desafio de ambos tem um objetivo comum: a reeleição do prefeito Edson Vieira. O ainda longínquo 2018 poderá, entretanto, jogá-los em trincheiras distintas.

Jason Lagos

Nenhum comentário:

Postar um comentário