.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Onze novos medicamentos genéricos devem chegar às prateleiras das farmácias em 2013

A entrada de novos genéricos no mercado vai facilitar acesso a medicamentos indicados ao tratamento do câncer. A lista de onze princípios ativos é analisada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que deverá liberar a comercialização no início de 2013. De acordo com a lei, o preço tem de ser, ao menos, 35% inferior ao dos remédios de marca.

A mudança representa alternativas, por exemplo, ao Xeloda e ao Mabthera, indicado aos pacientes com leucemia. A comercialização é autorizada pela Anvisa a partir do vencimento da patente do medicamento convencional.

O presidente da Pró-genéricos, Odnir Finotti, avaliou que a queda de preços vai facilitar o acesso pelos consumidores. Finotti destacou ainda que os genéricos mais consumidos no Brasil são os usados para tratar doenças crônicas.

O vice-presidente do Sindicato da Indústria Farmacêutica, Nelson Mussolini, disse que o mercado ainda tem espaço para crescer. Mussolini acrescentou que o barateamento dos remédios também ajuda o poder público a comprar mais lotes.

Os medicamentos são distribuídos de forma gratuita em unidades de farmácias populares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário