.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Programa Alagoas Mais Leite garante qualidade e competitividade ao produto

Os agricultores familiares beneficiados com o repasse de equipamentos pelo Programa Alagoas Mais Leite, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), já esperam melhoria no preço do leite a partir do uso do tanque de resfriamento. Com isso, eles terão aumento de renda e melhoria das condições de vida da família.

Uma das três comunidades beneficiadas nesta sexta-feira foi Lagoa do Fim do Mundo, na zona rural de Cacimbinhas, onde 20 agricultores passam a ser acompanhados por técnicos, vão receber capacitação e já dispõem de equipamentos, entre eles um tanque de resfriamento de leite.

As outras comunidades que receberam as ações do programa foram Gravatá, também em Cacimbinhas, e Logrador, em Jacaré dos Homens. Em cada uma delas, 20 agricultores foram incluídos no programa. O secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas, acompanhado por superintendentes, gestores e técnicos da Seagri, participaram das entregas, que incluem também máquinas forrageiras, kits de ordenha manual higiênica e kits de inseminação artificial.

“Queremos garantir ao agricultor familiar melhoria de renda, mais competitividade e condições para produzir o leite com mais qualidade, o que já está ocorrendo em diversas comunidades”, frisou o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas.

Pequenos produtores comemoram o repasse de novos equipamentos

Tanque de resfriamento

De acordo com o secretário municipal de Agricultura de Cacimbinhas, José Demóstenes Wanderley, com o uso do tanque de resfriamento, os agricultores poderão fazer até duas ordenhas por dia, aumentando a produção, e cada litro de leite poderá ser vendido por até R$ 0,90 – o preço atual é R$ 0,70 por litro.

“Dessa forma, eles vão sair das mãos dos atravessadores e poder negociar diretamente com as indústrias e cooperativas da região”, comentou o secretário. “Com o kit de ordenha higiênica, o leite terá mais qualidade”, completou.

O prefeito de Cacimbinhas, Roberto Wanderley, também salientou o trabalho feito pela Seagri por meio do Programa Alagoas Mais Leite e destacou que, pela primeira vez, um secretário de Estado de Agricultura visitou a comunidade Lagoa do Fim do Mundo e levou tantos benefícios aos agricultores. Segundo ele, a partir de agora os produtores, que já dispõem do tanque de resfriamento, terão outras condições de produção. Ele também salientou a continuidade das ações do programa, que garante assistência técnica aos beneficiários.

Em Jacaré dos Homens, a solenidade de entrega dos equipamentos e inauguração do abrigo para o tanque de resfriamento de leite foi acompanhada pelo prefeito Júnior Ernesto, que destacou a vocação da região para a pecuária de leite. “É a principal fonte de renda para os agricultores, por isso, devemos apoiar”, frisou.

Além do Programa Alagoas Mais Leite, a comunidade Logrador faz parte do Balde Cheio, que reúne ações da Seagri, Fundação Banco do Brasil, Sebrae/AL, Cooperativa Coopaz, CPLA e Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), que está realizando um diagnóstico da pecuária de leite em Alagoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário