.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Remédio para asma de graça em 266 farmácias de Pernambuco

A partir do dia 4 de junho, um total 266 farmácias públicas e particulares de Pernambuco passarão a distribuir de graça três medicamentos utilizados no tratamento para a asma: brometo de ipratrópio, dirpoprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol.

A doença está entre as principais causas de internação entre crianças de até 6 anos. Em 2011, do total de 177,8 mil internações no Sistema Único de Saúde (SUS) em decorrência da doença, 77,1 mil foram de crianças de 0 a 6 anos. Só em Pernambuco, de 9.190 mil pessoas internadas pela doença, 5.032 eram crianças nesta faixa etária. Já o número de internações por anemia foi de 71.534 no país em 2011, e de 3.562 no estado - desses, 454 eram crianças de até 6 anos.

A medida faz parte do programa Saúde Não Tem Preço , que integra as ações do programa Brasil Carinhoso lançado na segunda-feira passada pela presidenta Dilma Rousseff. O objetivo é tirar da miséria crianças de 0 a 6 anos de idade. A expectativa do ministério é que as ações tenham impacto positivo na saúde infantil: redução dos casos de anemia na primeira infância em 10%, de deficiência de Vitamina A em 5% ao ano; e diminuição do número de internações por asma.

Além dos medicamentos para a asma, o ministério vai ampliar seu programa de distribuição de suplementos nutricionais: dose de vitamina A para crianças de 6 meses a 5 anos de idade; e de sulfato ferroso para crianças de 6 a 18 meses em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário