.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Superar a seca já é uma festa

São poucas as alegrias do homem da zona rural. As festas de São João são uma delas. É, portanto, frustrante esperar o ano inteiro pra viver um clima festivo e descobrir que não haverá festa alguma em sua cidade ou região. É, no entanto, mais frustrante ainda ver faltar água que irriga plantação, alimenta os animais e supre as necessidades humanas. Mais frustrante ainda é não ter perspectiva de driblar a seca e morrer de fome e de sede na própria terra.

Assim, por mais frustrante que seja, louvável a decisão dos prefeitos paraibanos que resolveram, mesmo sabendo que podem ter prejuízos eleitorais, cancelar as festas e priorizar ações e gastos para atenuar os efeitos da seca. Até porque os que mais usufruem das grandes festas juninas são aqueles vindos da zona urbana que vivem com a geladeira cheia. De água e de cerveja.

A atitude dos prefeitos que resolveram cancelar as festas juninas torna-se ainda mais digna de aplauso pelo fato de que eles terão prejuízos eleitorais, já que boa parte da população avalia a gestão municipal pelo “circo” que eles são capazes de promover.

Avesso a isso, o governador Ricardo Coutinho também já deu o recado, admitindo que tem dado reiterados “nãos” aos prefeitos que ainda vem bater na porta do governo atrás de ajuda para as festas de São João. No lugar disso, o governador tem sugerido verba para adquirir palma resistente pra alimentar o gado e para recuperação de poços artesanais.

Superar o sofrimento da seca é uma festa bem mais urgente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário