.

domingo, 3 de agosto de 2014

Casos de Aids crescem entre mulheres e idosos de Pernambuco

No estado, existem 20.334 pessoas infectadas com o vírus HIV. O Recife concentra 40% dos casos da doença no estado.

Relatório divulgado recentemente pela Unaids, programa da Nações Unidas sobre a Aids, aponta que o número de casos no Brasil vem aumentando nos últimos anos. Em Pernambuco, a situação não é diferente, com destaque para dois grupos em especial. Nos últimos 27 anos, aumentou em 54% o número de mulheres infectadas pelo vírus HIV. De acordo com os números da Secretaria Estadual de Saúde, a doença também cresceu entre os idosos. Atualmente, existem 20.334 pessoas infectadas com o vírus da Aids, sendo 6,5 mil novos casos nos últimos cinco anos.

"Qualquer um está vulnerável. Não existe grupo de risco. Tanto crianças, que podem pegar com as mães, como adultos e idosos. Toda gestante deve exigir a checagem no seu pré-natal", enfatiza François Figueiroa, coordenador do programa estadual DST / Aids.

Em Pernambuco, é no Recife onde está a maior parte dos infectados pelo vírus do HIV: 40%, ou 8.115 pessoas. No interior, estão 30% dos casos. Os outros 30% são na Região Metropolitana. As cidades com maior número de pessoas contaminadas são Jaboatão, com 2.512 casos, Olinda, com 1598. No interior, Caruaru, no Agreste, com 692, e Petrolina no Sertão, com 320 casos.

A contaminação é maior entre os jovens a partir de 20 anos e adulto com até 49 anos. Mas uma nova faixa etária, a dos idosos, está se infectando. O número de casos cresce a cada ano. No Recife, são 223 notificados, de 1988 a julho de 2014.

Os homens são os mais atingidos pela doença, 65%. Mas o número de mulheres com Aids também está crescendo. Em 1987, quando começou a pesquisa com mulheres, a proporção era de 14 homens para uma mulher com Aids. Hoje, a cada dois homens, há uma mulher infectada, totalizando 7.109 casos.

Em Pernambuco há uma rede de unidades de saúde onde são feitos exames, diagnóstico e tratamento da doença. No Centro de Aconselhamento e Testagem, no bairro da Boa Vista, centro do Recife, também é feito um trabalho de prevenção da Aids

Na Policlínica Gouveia de Barros, por mês, são confirmados, em média, dez casos de Aids. Geralmente, as pessoas chegam com outra doenças, as chamadas infecções oportunistas, quando recebem o diagnóstico de HIV. "A tuberculose é a primeira causa de morte nos pacientes com HIV/Aids. É uma doença secundária", afirma a biomédica Andrea Lima.

O teste rápido é feito na hora, e o resultado sai no máximo, em quarenta minutos. Quando o diagnóstico dá positivo para o HIV, a pessoa é encaminhada para acompanhamento e tratamento.

Brasil

A tendência de aumento das novas infecções por HIV no Brasil veio à tona recentemente com a divulgação de um relatório da Unaids, programa da Nações Unidas sobre a doença. O levantamento constatou que, globalmente, o número anual de novos casos caiu 27,5% entre 2005 e 2013, enquanto para o Brasil foi apontado um crescimento de 11,8%. Dados consolidados pelo Ministério da Saúde, por sua vez, indicam aumento de 9% entre 2002 e 2012.

Do G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário