.

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Reportagem exclusiva traz panorama da insegurança por que passam compradores nas estradas que cercam o Polo de Confecções

Foto: Lima Junior

Fechando a série de reportagens especiais sobre a insegurança por que passam compradores que vem ao Polo de Confecções por estradas de Pernambuco, o Blog traz uma reportagem exclusiva, em vídeo, produzida pelo jornalista Thonny Hill em parceria com o estudante de jornalismo pela UEPB, Lima Junior, além edição de imagens pelos profissionais da Avant Comunicação & Mídia.

Durante toda esta segunda-feira, foram realizados o registro de imagens, coleta de diversas entrevistas que mostram a dimensão do grande problema enfrentado pelo Polo de Confecções, as novas cobranças dos guias de excursões e vítimas, assim como a omissão por parte do Governo do Estado frente ao assunto.

Assim como as vítimas, o síndico do Moda Center Santa Cruz e o Presidente do Parque das Feiras de Toritama também mostram suas indignações frente ao caso, reiterando que continuam na luta em busca por soluções, juntamente com os demais entrevistados.

Reportagem Especial – Insegurança nas Estradas

Síndico do Moda Center e Presidente do Parque das Feiras reafirmam cobranças mesmo com tentativas frustradas junto ao Governo do Estado

Fotos: Thonny Hill

Frente aos números e depoimentos alarmantes de sacoleiros vítimas de assaltos a ônibus nas estradas do estado, o síndico do Moda Center, juntamente com o presidente do Parque de Feiras de Toritama, falaram sobre a polêmica.

Em entrevistas concedidas ao blog, Allan Carneiro e Prudêncio Gomes (respectivamente) destacaram a união dos dois centros comerciais, destacando que não estão de braços cruzados perante a situação.

Ambos mostraram preocupação com a falta de segurança, em especial com o aumento do movimento, preparativos para as feiras de fim de ano e fizeram críticas ao Governo do Estado.

“É muito importante essa união no Polo, principalmente de Toritama e Santa Cruz. Há uma preocupação nossa com a segurança desses clientes que vem nos comprar e essa insegurança vem trazendo constrangimento, pessoas feridas. Isso prejudica a nossa imagem, assim como a do Estado. Precisamos das autoridades competentes para que revejam isso com urgência, para ontem, para que possamos ter segurança. Essa segurança tem que ser a noite e precisamos desse apoio nas estradas. Já conversei com pessoas ligadas ao comando do BEPI (Batalhão Especializado de Policiamento do Interior) para que eles nos digam qual efetivo temos aqui. Eles são o pontapé inicial e podem dar a segurança nas estradas. Todos esses trechos tem que estar monitorados. O governador (Paulo Câmara) precisa atender nossas reivindicações e prometeu isso quando foi eleito” – disse Prudêncio.
“Isso não é um problema apenas de Santa Cruz e Toritama, mas de todo o nosso estado. Nosso polo sofre muito. Semanalmente acontecem essas ocorrências e a chega a hora de dar uma resposta que nosso cliente precisa. Mesmo com as várias reuniões e tentativas frustradas junto ao Governo do Estado, vamos buscar medidas e fazer cobranças. São importantes as reuniões, mas tem que sair algo na prática. Quando isso não acontece, gera insatisfação, mas vamos buscar uma resposta mais séria para que possa acontecer algo, para que possamos trabalhar mais tranquilos já nas próximas semanas. Semana passada, fomos a Polícia Federal em Recife, já mandamos comunicação, já liguei para várias autoridades da cidade… É uma preocupação constante, especialmente nessa época. Nos antecipamos, mas não tivemos essa resposta ainda, mas espero que, ainda esta semana, possamos ter uma reunião com o novo Secretário de Defesa Social do Estado paras explicar a problemática e cobrar soluções. As pessoas aqui do Polo precisam trabalhar para vender a essas pessoas que vem aqui buscar produtos. Elas precisam ter segurança” – pontuou Allan Carneiro.

Reportagem Especial – Insegurança nas Estradas

“Vai ter que morrer um monte de gente para ver se toma vergonha na cara e se coloca policiamento na pista” – desabafa guia de excursão com violência sofrida por colega na BR-104

Foto: Thonny Hill

Em entrevista concedida ao jornalista Thonny Hill, um dos guias de excursões, Alexandre Dantas Lira, falou sobre o assalto acontecido ao colega baiano na noite do último domingo (16).

O assalto, que aconteceu na BR-104, na altura do Lampião, gerou grande repercussão na mídia estadual e é uma das 10 ocorrências de assaltos em rodovias que cortam o estado e que foram registradas contra ônibus de compradores, que vem ao Polo de Confecções, nas últimas semanas.

Revoltado com a situação, o guia fez um forte desabafo, com cobranças ao Governo do Estado, temendo também pela própria vida.

“Tem 21 dias que tentaram assaltar ele de novo. Ele está lá, com o carro todo pipocado de balas. Ele quase morreu também e hoje aconteceu a mesma coisa, mesma coisa chegando aqui. O Governo de Pernambuco tem que tentar nos ajudar, senão vai parar. Ninguém vai querer vir mais para cá. Viajo aqui há mais de 10 anos, só que agora a insegurança está demais. Um pai de família é assaltado ou morto (nessas estradas) quase toda semana. Na outra semana foi o pessoal do Piauí, e aí?”.
“Vai ter que morrer um monte de gente para ver se toma vergonha na cara e se coloca policiamento na pista Paraíba/Pernambuco?! Está complicado, está difícil. No Governo do Estado, eles estão lá de “boinha”, na sala fria deles, e não vem fazer compras. Manda eles virem aqui passar uma semana conosco. Colocamos eles para cima e para baixo para eles aprenderem e verem a situação nossa. Só assim vão ver que precisamos de ajuda” – pontuou

Nenhum comentário:

Postar um comentário