.

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Vaqueiros Jataubenses fizeram com outros vaqueiros de todo Brasil, protesto em Brasília, contra possibilidade do fim das vaquejadas
De acordo com associações, os 4 mil eventos anuais geram 700 mil empregos diretos e indiretos

Uma manifestação contra a proibição das vaquejadas reuniu nesta terça-feira (25), na Esplanada dos Ministérios, vaqueiros e cavalos vindos de diversos estados. Com faixas e um carro de som posicionado próximo ao Congresso Nacional, vaqueiros e empresários do setor negam que a prática signifique maus tratos aos animais e afirmam que, além de elemento da cultural, a atividade é fonte de geração de emprego e renda.


A organização do evento diz que cerca de 700 caminhões de transporte de animais e 6 mil pessoas vieram a Brasília para a manifestação. São dois mil animais, principalmente cavalos.

No último dia 6, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou inconstitucional uma lei do Ceará que regulamentava a vaquejada no Estado. Com o entendimento do STF, a prática passou a ser considerada ilegal, relacionada a maus-tratos de animais.



De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (Abqm) e a Associação Brasileira de Vaquejadas (Abaq), anualmente, são realizadas cerca de 4 mil vaquejadas no país, a maioria no Nordeste, que geram 700 mil empregos diretos e indiretos.

Na comitiva teve o apoio do vereador Jackson Roque (PSB), de Jataúba, que foi apoiar os amigos vaqueiro

Vaqueiros de Jataúba e Brejo da Madre de Deus, participaram dos protestos, o caminhão do grupo ''KIBEBI'' que tradicional na cidade de Jataúba e região mandou seu caminhão com alguns vaqueiros para fortalece o movimento, parabéns a Kiki, que foi a Brasilia, a Bel que não pode ir ao protesto porque esta se recuperando de um acidente, e a Bibi que não foi por motivo superior (Trabalho), juntos demostram a preocupação se acontecer o fim de uma festa tão folclórica nordestina.


As associações afirmam que, nos últimos 10 anos, a atividade passou por regulamentação para garantir a segurança dos competidores e dos animais e defendem que, ao invés de vedar a regulamentação da prática, o caminho é adotar medidas que garantam a continuidade da vaquejada.


Os caminhões que transportaram os animais passaram o dia estacionados nas faixas ao longo dos meios fios da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e provocaram engarrafamento na região central da cidade pela manhã.


Ao longo do dia, os integrantes do movimento participam de uma missa na Catedral de Brasília e de uma audiência pública na Câmara dos Deputados. As atividades terminaram com um show à noite, na Esplanada.
G1/Portal do Agreste

Nenhum comentário:

Postar um comentário