.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

SAÚDE PERNAMBUCANA GANHA 20 LEITOS DE UTI

A Secretaria Estadual de Saúde está abrindo 20 leitos de UTI para adultos. As novas vagas para os usuários do SUS foram conveniadas nos hospitais particulares Nossa Senhora do Ó, em Paulista, e Alfa, em Boa Viagem. Às 9h30 de hoje (15), o secretário Antonio Carlos Figueira faz uma visita ao hospital Nossa Senhora do Ó (Av. Cláudio José Gueiros Leite, 1229. Janga, Paulista). Logo após o ato de inauguração, a unidade começa a receber pacientes em lista de espera. Já os leitos do Alfa começaram a receber pacientes encaminhados pela Central de Regulação de Leitos na noite de ontem (14).



Com esses 20 leitos, a saúde pública do Estado passará a contar com 765 leitos (em 2007, eram 228 vagas). Por dia de cada paciente que for atendido nesses leitos, a SES está repassando R$ 1 mil, o que significa um investimento mensal de R$ 600 mil. No Nossa Senhora do Ó, serão assistidos pacientes adultos que precisam de cuidados em cardiologia, infectologia e nefrologia (em especial os que necessitam de diálise). No Alfa, o perfil é para pacientes adultos com doenças neurológicas e também renais crônicos.



“A assistência em terapia intensiva nessas áreas (cardiologia, infectologia, neurologia e nefrologia) tem grande demanda na rede. Então, com essas aberturas, reduziremos a fila e o tempo de espera por um leito”, explicou Antonio Carlos Figueira. Enquanto o secretário inaugura os leitos no Janga, a secretária-executiva de Atenção à Saúde, Tereza Campos, faz visita, no mesmo horário, ao Alfa, já com seus leitos em atividade.



Ainda este mês, o Nossa Senhora do Ó disponibiliza mais cinco leitos de UTI para o SUS, enquanto o Alfa abrirá mais oito, totalizando 33 novas vagas nas duas unidades. “Os leitos já foram colocados. Faltam os hospitais montarem os aparelhos e formarem as equipes de plantão. Estamos buscando parcerias com toda a rede privada para ampliar a oferta”, disse Figueira.



Limoeiro

Na próxima segunda-feira, a Casa de Saúde e Maternidade de Limoeiro, unidade privada, começa a receber pacientes do SUS em 10 leitos de UTI.



Nenhum comentário:

Postar um comentário