.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Coluna da quinta-feira



A caminho do penta

O deputado Guilherme Uchoa (PDT) tem amplas chances de conquistar o quinto mandato no comando da Assembleia Legislativa. Além de já ter a simpatia da maioria absoluta dos 49 parlamentares, Uchoa passou a ser a solução mais natural e adequada para unir a base do governador eleito Paulo Câmara (PSB).

O próprio Câmara, embora tenha alternativas em seu partido, como Aluízio Lessa e Waldemar Borges, já está convencido, também, que o atual presidente, pela experiência e competência no manejo da Casa, se constituiria na melhor opção entre os partidos da base.

Uchoa já circula nas confraternizações de fim de ano com cara de presidente reeleito, seguro de que não terá nenhum impedimento pela frente para arrebatar mais um mandato, desta feita o quinto, o que se constituirá num recorde, algo com precedente apenas no Ceará.

Para ser eleito, Uchoa terá apenas que aprovar na Casa uma emenda abrindo a brecha constitucional, o que, também, é dado como certo. Obstinado para o pentacampeonato, o deputado pedetista já buscou o voto de boa parte dos novos deputados.

O que ficará em aberto na nova composição da Mesa Diretora será a Primeira-Secretaria, ocupada hoje pelo deputado João Fernando Coutinho (PSB), eleito deputado federal. É certo, entretanto, que o cargo ficará nas mãos da legenda socialista por ser o partido majoritário na Casa.

Neste caso, o que tende a ocorrer, não havendo disputa para presidente, é uma briga de foice entre os deputados socialistas, porque a Primeira-Secretaria é a mais importante da Mesa depois da Presidência. E já tem deputados de outras legendas da base em campanha pelo cargo.

EDUCAÇÃO – O governador do Ceará, Cid Gomes (PROS), está cotado para Educação, mas o PT já acionou o governador eleito de Minas, Fernando Pimentel, para evitar que o partido perca mais uma pasta estratégica. A assessoria de Cid afirma que os governadores Robinson Faria (RN) e Flávio Dino (MA) foram ao Ceará conhecer projetos de escolas profissionais e alfabetização na idade certa, referências na sua gestão.


Degolado e sem espaço – A versão de que o procurador-geral do Estado, Thiago Norões, teria pedido demissão foi desmentida pelo secretário da Casa Civil, Luciano Vasquez. 'Ele foi demitido”, enfatiza Vasquez. Um assessor do governador eleito Paulo Câmara acha que não há ambiente para Norões voltar à função no próximo governo.

Secretariado– Só existe, até o momento, um secretário de João Lyra confirmado na equipe de Paulo Câmara: Alessandro Carvalho, de Defesa. Fred Amâncio, de Planejamento, e Márcio Stefanni, de Desenvolvimento, também serão aproveitados mas não, necessariamente, nas atuais pastas. Câmara está requisitando entre dois a três técnicos do TCE.

Federais convocados– O governador eleito vai mesmo abrir vaga para três suplentes na Câmara dos Deputados: Augusto Coutinho (DEM), Fernando Monteiro (PP) e Cadoca (PCdoB). Com isso, devem integrar a sua equipe Danilo Cabral, Felipe Carreras e Fernando Bezerra Filho, todos do PSB. A convocação de Kaio Maniçoba (PHS), para abrigar Luciano Bivar na Câmara, está descartada.


Expectativa de suplentes– Já em relação à Assembleia Legislativa, Paulo Câmara decidiu também convocar três deputados para abrir vagas para os suplentes Antônio Moraes (PSDB), Marco Antônio Dourado (PSB) e Maviael Cavalcanti (DEM). Entre os nomes cotados para o primeiro escalão Nilton Mota, Aluízio Lessa e Alberto Feitosa.

CURTAS

MAIS ÁGUA– O ministro da Integração, Francisco Teixeira, discutiu, ontem, no Recife, alternativas para garantir água em abundância nas áreas de seca. O encontro contou com a presença de vários secretários. A adutora do Agreste está na dependência, por exemplo, da conclusão da transposição do São Francisco.

PESQUISAS– A partir da próxima semana, este blog, em parceria com o Instituto Opinião, de Campina Grande, trará avaliação dos dois anos de mandato em vários municípios do Estado, com cenários eleitorais já para 2016.

Perguntar não ofende: Quem são os técnicos que Paulo Câmara está requisitando ao TCE para reforçar sua equipe?

'Águas profundas são as palavras da boca do homem, e ribeiro transbordante é a fonte da sabedoria'. (Provérbios 18-4)

Escrito por Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário