.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Cisternas serão construídas

Bihel na Jataúba FM
Os investimentos do Governo Federal entidades chegam mais fácil ao homem do campo com menos burocracia através de entidades não governamentais como é o caso da Cáritas Diocesana. Trata-se de uma entidade que está no Brasil a 50 anos, criada por Dom Helder Câmara e espalhada em 170 Países. A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) é quem usa todas as suas influências e credibilidade para procuram parcerias para manter as regional das Cáritas. Criado pelo ex presidente FHC, o programa  tinha como meta construir 200 mil de cisternas e foi ampliado pela Presidente DILMA e a meta é chegar a um milhão de cisternas. 

Denominado de P1+2, (Uma terra e duas águas) o programa já atingiu 570 mil construídas e até 2015 a meta deverá ser atingida. O município de Jataúba que em 2004 serviu de piloto para o Brasil com a construção de 4 cisternas do tipo "CALÇADÃO" no sítio Sobrado. Em entrevista concedida ao radialista Geraldo Silva na rádio JATAÚBA FM, o técnico de campo da Cáritas, BIHEL MARIA DE SOUZA que filho natural Jataúba, falou do plano traçado para a capital da cueca e da calcinha que é de construir 175 cisterna com capacidade de armazenamento para 52 mil litros de água para consumo humano e ou para canteiros produtivos e econômicos para cultivo de verduras, hortaliças ou pequenos animais. 
Cisterna construída e calçadão

 O prazo para construção irá até o mês de Maio deste ano. Segundos estudos realizados pela entidade, com a capacidade total de armazenamento, o líquido precioso é suficiente para abastecer uma família com 5 pessoas por um período de 8 a 10 meses. As cisternas obedecem as dimensões estabelecidas pelo MDS (Ministério de Desenvolvimento Social) que repassa os recursos para o Governo do Estado através do IPA (Instituto de Pesquisas Agrícolas)  e a Cáritas recebe em torno de R$ 7.500 e 8.000 por cisterna para executar todo o processo desde a capacitação de pessoal, visita técnica, acompanhamento e apoio logístico. As medidas são de 5 metros de diâmetro; 1,60 de profundidade. O calçadão deverá medir 20 x 20 metros para captação de água e a obra leva em torno de 10 a 12 dias para ser construída. O beneficiado entra com a contra partida de alimentação para o pedreiro e a mão de obra do servente.
Canteiro produtivo e econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário