.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Você pode ajudar a evitar incêndios e mortes como os de Santa Maria

Denuncie as autoridades, imprensa e nas redes sociais os estabelecimentos comerciais, casas noturnas, bares, restaurantes, escolas, órgãos públicos, hospitais, clinicas, empresas, escritórios, igrejas, shoppings, galerias, cinemas, teatros, museus, ginásios, circos e condomínios, que não estejam com as verificações abaixo relacionadas:

1- Verifique se estes locais tem sinalização indicado saídas de emergência com placas e textos iluminados e com tinta fluorescentes que possam ser vistas no escuro.

2- Observe se existem extintores de fácil acesso e manejo com os prazos de validade em dia,(1 ano), devidamente lacrados e livres de plásticos e embalagens, inclusive nos carros e coletivos.

3-Verifique se o alvará da prefeitura e licença dos bombeiros estão em dia e em local de fácil visibilidade na entrada do estabelecimento.

4-Verifique se existem mecanismos de segurança como portas especiais, sistema de chuveirinhos no teto com acionamento automático, hidrantes, exaustores de fumaça, mangueiras e bombeiros civis ou brigadas de incêndio e equipamentos de primeiros socorros, nos casos de prédios com mais de 500 metros de área construída. Faltando qualquer um dos itens, deixe um recado nas redes sociais e através de carta registrada ao proprietário ou responsável pela administração do prédio com cópias para os bombeiros e prefeitura.

5 – Saia imediatamente, denuncie e repudie os ambientes fechados que usam fogos de artificio, tochas decorativas, velas, efeitos de explosão com fogo sem o devido controle técnico e a presença de bombeiros civis no local munidos de equipamentos e extintores bem próximos e vistos por todos.

6- Exija que ambientes para mais de 150 pessoas tenham sempre um bombeiro privado devidamente preparado e pergunte se a equipe foi preparada para atender situações de emergência.

7- Verifique se na sua empresa existe um plano de emergência, pessoal treinado, informações e orientações de fuga.

8- Preste atenção a todos os vídeos, áudios e informações de segurança que são obrigatórias antes de espetáculos, concertos, cinemas, shows, viagens e eventos.

9- Prefira os ambientes que tem equipes de bombeiros civis uniformizados e preparados para situações de emergência.

10 – Não permita que seus filhos frequentem festas realizadas em prédios antigos, tendas ou ambientes que não sejam devidamente preparados ou licenciados para tal fim.

* Osvaldo Matos é publicitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário