.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Câmara e BNB discutem perdão da dívida dos agricultores

A Bancada do Nordeste na Câmara dos Deputados, coordenada pelo pernambucano Pedro Eugênio (PT), reuniu-se nesta quarta-feira (29) com o presidente do Banco do Nordeste (BNB), Ari Joel Lanzarin. Apesar de o feriado de Corpus Christi (30) ter antecipado a volta para casa de muitos parlamentares, o encontro para tratar da renegociação das dívidas de agricultores afetados pela seca teve participação em peso dos integrantes.

Lanzarin informou que o BNB tem obtido sucesso na renegociação das dívidas. Segundo ele, mais de R$ 3 bilhões já foram renegociados. Cerca de 300 mil operações foram feitas. Essas operações, no entanto, tratam, em sua maioria, dos pronafianos – aquele que captam recursos do Pronaf.

A bancada garantiu que irá discutir saídas com o Ministério da Fazenda para incluir no processo de renegociação os demais produtores (pequenos e médios).

“Nós solicitamos que o banco forneça informações daqueles produtores que não foram atingidos pelas leis existentes. Ao que tudo indica, não é um numero expressivo, mas é conjunto de produtores que queremos conhecer. Temos reunião com Ministério da Fazenda para discutir esses casos que escaparam. Devem ser casos mais antigos”, disse o coordenador da bancada.

O superintendente da Sudene, Luiz Gonzaga Paes Landin, participou do debate e falou sobre as atuais necessidades e o plano de atuação do órgão. Landim pediu apoio da bancada e, numa próxima reunião, o grupo irá debater a ideia de se criar o fórum de entidades federais que atuam no desenvolvimento do Nordeste.

“Vamos trabalhar para intermediar e garantir a interação entre BNB, Sudene, Convesf, DNOCS, todos esses órgãos que têm responsabilidade no desenvolvimento do Nordeste. A reunião deverá acontecer no BNB, em Fortaleza, no dia do aniversário do banco, dia 19 de julho”, detalhou Pedro Eugênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário