.

sábado, 25 de maio de 2013

Samu: Eduardo e Padilha entregam 47 ambulâncias

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), anunciou, nesta sexta-feira (24), a entrega de 47 ambulâncias – 43 de suporte básico e quatro avançado -, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O investimento será de R$ 6,1 milhões em parceria com o Governo Federal. O anúncio foi feito na cerimônia realizada no Centro de Convenções, em Olinda, Região Metropolitana do Recife (RMR). A solenidade também contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O dirigente da pasta defendeu, inclusive, a vinda de médicos estrangeiros ao Brasil. "Não pode ser tabu trazer médicos de outros países. 40% dos médicos da Inglaterra foram formados fora da Inglaterra", declarou.


Segundo o ministro, pesquisas apontam que existem 1,7 médicos no país para cada 100 mil habitantes, um reflexo da falta desses profissionais no Brasil. "Vamos dar oportunidade ao médico que quiser fazer medicina, mas a formação média dura entre 6 e 8 anos", acrescentou.

O Governo Federal estuda trazer 6 mil médicos de Cuba para atender às regiões mais carentes no Interior do país. Porém, as negociações com a Ilha Caribenha enfrenta resistência do Conselho Federal de Medicina (CFM). De acordo com órgão, o índice de aprovação em uma prova para a contratação de médicos no Brasil é de apenas 15%, o que demanda uma avaliação mais criteriosa para a atuação desses profissionais em território brasileiro.

Com o anúncio da entrega de 47 ambulâncias, o Governo do Estado garantiu 100% de cobertura do Samu na Macrorregional, formada por 72 cidades da RMR, Zonas da Mata Sul e Norte mais o Agreste Setentrional. O Samu Metropolitano conta, atualmente, com 73 ambulâncias – 59 de suporte básico, 14 de suporte avançado e cinco Motolâncias, contemplando 17 municípios do Grande Recife, o que representa 44% da população, aproximadamente, da I Macrorregional de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário