.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Médicos paralisam atividades em Caruaru nesta quarta-feira

Profissionais da rede municipal estão em campanha salarial e o protesto é uma forma de pressionar a prefeitura a atender as reivindicações.

Médicos que trabalham na rede municipal de saúde desta cidade do Agreste vão paralisar as atividades nesta quarta-feira. De acordo com o sindicato da categoria, serão cumpridos apenas serviços de urgência e emergência. Não serão realizados atendimentos ambulatoriais nas unidades de saúde e nos postos do Programa de Saúde da Família (PSF), nem exames e cirurgias eletivas.

A categoria está em campanha salarial e o protesto é uma forma de pressionar a prefeitura a atender as reivindicações dos profissionais. Eles pedem reajuste nos vencimentos e reclamam de atrasos salariais freqüentes, do não pagamento de adicionais noturnos, de insalubridade e de um terço dos salários, relativos a férias. Além das questões trabalhistas, os profissionais criticam a falta de estrutura no sistema de saúde do município.

Entre outras coisas, eles pedem a reabertura da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e o retorno das atividades cirúrgicas da Casa de Saúde Bom Jesus, o reabastecimento de medicamento, e a melhora na estrutura física das unidades de saúde. Segundo a categoria, muitas ambulâncias estão quebradas e, além de remédios, faltam insumos e equipamentos.

“O único ponto novo na nossa proposta é o reajuste salarial. O restante são pontos que não estão sendo cumpridos pela prefeitura, que não ofereceu nada como proposta de reajuste salarial”, disse Danilo Souza, diretor do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe). Segundo ele, os reajustes pretendidos pela categoria variam de acordo com as atividades dos profissionais.

Já em relação as reformas estruturais e a volta da realização de serviços de saúde, de acordo com o sindicato, a prefeitura reconheceu as falhas, mas não estipulou prazos para a resolução dos problemas. Uma nova assembleia dos médicos está marcada para o dia quatro de junho.

Fonte: Jornal do Commercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário