.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Armando reúne-se em Helsinque com empresários finlandeses

Armando Monteiro - Foto_MDICDivulgação
O ministro Armando Monteiro (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) reuniu-se nesta terça-feira (20) em Helsinque, capital da Finlândia, com empresários daquele país que desejam fazer investimentos no Brasil.
A reunião se realizou na Finpro, a entidade governamental encarregada do estímulo às exportações.
A presidente Dilma Rousseff também esteve na solenidade e na ocasião destacou as parcerias entre os dois países no setor naval e de exploração offshore, além do potencial de cooperação na exploração de etanol de celulose.
De acordo com Armando Monteiro, há mais de 50 empresas finlandesas operando no Brasil, gerando, aproximadamente, 20 mil empregos.
“As empresas finlandesas têm grande interesse em manter a presença no mercado brasileiro e todas manifestam o desejo de ampliar seus investimentos no Brasil”, disse o ministro pernambucano.
O comércio entre os dois países em 2014 foi de US$ 1,029 bilhão – crescimento de 50% em relação a 2005. Os produtos mais importados pelo Brasil são maquinários, papel e produtos farmacêuticos.
Já os principais produtos que os finlandeses compram ao Brasil são café, chá, minérios, ferro e aço.
Algumas empresas finlandesas estão no Brasil há mais de 50 anos, como é o caso da Valmet, que iniciou fabricação de tratores em São Paulo nos anos sessenta.
A presença finlandesa se destaca ainda nos setores de papel e celulose (Stora Enso, Pöyry, Ahlström), processamento químico (Kemira), tecnologia marítima e de offshore (Wärtsila), entre outros.
Investimentos finlandeses também têm sido bastante significativos na área de telecomunicações.
Atualmente, a única fábrica de celulares da Nokia na América do Sul encontra-se instalada em Manaus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário