.

terça-feira, 12 de março de 2013

Cardeais dão início a conclave que vai escolher novo Papa


Image 
 
Os 115 cardeais com direito a voto começam nesta terça-feira (12) o conclave, como é chamada a reunião a portas fechadas que escolherá o novo Papa, sucessor de Bento XVI.

A partir das 7:h (3:h, pelo horário de Brasília), os cardeais começam a se transferir para a Casa Santa Marta, onde ficarão hospedados. Cada um terá seu quarto – os aposentos foram definidos por um sorteio.

Às 10:h (6:h no horário de Brasília), será realizada na Basílica de São Pedro a missa inaugural do conclave. Ela será aberta a todos que conseguirem lugar e presidida pelo cardeal decano, o italiano Ângelo Sodano, com todos os demais cardeais, não apenas os votantes, participando como concelebrantes.

O Vaticano divulgou o livreto da liturgia da missa em seu site.

Segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, a missa não deve durar mais de 2 horas. Às 15:45 (11:45, pelo horário de Brasília), os cardeais vão para o Palácio Apostólico. De lá, às 16:30 (12:30 de Brasília), seguirão  em procissão da Capela Paulina para a Capela Sistina.

Os cardeais entram na capela, ocupam seus lugares e fazem o juramento previsto na Constituição Apostólica. Há uma introdução em latim, feita pelo cardeal italiano Giovanni Batista Re, como celebrante principal.

Depois, cada um dos cardeais vai ao centro da capela, com a mão sobre o Evangelho, para dizer sua adesão ao juramento, também em latim. Então, a capela é fechada, após a saída das pessoas que não participarão do conclave.

Começam, então, as votações.

Neste primeiro dia só deve haver uma votação, segundo Lombardi. Caso não haja um candidato com ao menos 2/3 dos votos possíveis (77 votos), as cédulas são queimadas numa estufa e produzem fumaça preta. Porém, se houver um escolhido, a fumaça será branca.

O cronograma prevê que os cardeais concluam os trabalhos às 19:15 (15:15 no horário de Brasília), retornando para a Casa Santa Marta. Às 20:h (16:h no horário de Brasília), será servido o jantar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário