.

terça-feira, 26 de abril de 2016



O Governo do Estado vai encerrar na próxima quinta-feira (28) as inscrições no programa “Chapéu de palha” de pescadores artesanais e marisqueiros do litoral norte e da área metropolitana do Recife.

O cadastramento está sendo feito por servidores da Secretaria do Planejamento e Gestão que tem como titular o deputado federal Danilo Cabral (PSL).

Os candidatos devem procurar as colônias e associações de pescadores para fazer a inscrição. O horário de atendimento é das 9h às 17h. A primeira etapa, voltada para as cidades do Agreste e do Sertão, foi encerrada no último dia 15.

Cada pescador cadastrado no “Chapéu de Palha” irá receber um auxílio de quatro parcelas no valor de até R$ 256,52 complementar à Bolsa Família, além de acesso a cursos de qualificação profissional.

Para se cadastrar é preciso ser pescador artesanal ou marisqueiro, ser maior de 18 anos, não receber nenhum benefício social (aposentadoria, INSS ou Defeso) e ser registrado no Ministério da Pesca, comprovado através de Registro Geral da Pesca (RGP) com, no mínimo, um ano de emissão.

Este último critério é o mesmo utilizado pelo Ministério da Pesca para o pagamento do Seguro Defeso aos pescadores.

Na primeira etapa de cadastramento no “Chapéu de Palha” da Pesca, realizada entre os dias 11 e 15 deste mês nos municípios do Agreste e do Sertão, foram inscritos 551 pescadores artesanais.

Ao todo, 54 cidades são atendidas pelo programa. Em janeiro, foi realizado o cadastramento dos agricultores da fruticultura irrigada no Sertão, com um total de 9.934 pessoas inscritas.

Em maio, será realizado o cadastramento dos trabalhadores da zona canavieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário