.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Polícia registra quase 2 mil roubos e furtos de veículos na Paraíba em 2013





Verônica Macedo, de 68 anos, visitava amigas no bairro do Alto Branco, em Campina Grande, no último dia 11, quando quatro homens armados roubaram seu carro, um Honda Civic prata. "Ela foi arrancada a força do veículo e por muito pouco não sofreu uma violência física mais grave", disse Helder Macedo, sobrinho da vítima que por ainda estar abalada não quer falar sobre o assunto. Este caso é apenas um em meio aos quase 2 mil registrados pela Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos no ano de 2013 na Paraíba.

Conforme levantamento da Polícia Civil, foram notificados 1.937 roubos ou furtos de carros, motos, caminhões e reboques somando ocorrências de todos os municípios do estado somente neste ano. As cidades de João Pessoa, Campina Grande e Santa Rita, na Região Metropolitana da capital, figuraram na lista das que mais registraram crimes desse tipo.

O delegado de Roubos e Furtos de Veículos, Canrobert Rodrigues, afirma que a idosa fez parte da tendência de aumento sazonal dos roubos de veículos. Ele conta que a quantidade de casos como esse tendem a aumentar em datas comemorativas. “Como é no Carnaval e no São João, no fim de ano há um maior número de ocorrência em relação a outras épocas do ano”, avaliou.

Os casos de roubo, quando a vítima é coagida por meio de violência a entregar o veículo, fato vivido por Verônica Macedo, são maioria na estatística correspondendo a 1.224 do total das notificações. Por sua vez, os registros de furto, quando o automóvel é levado por criminosos sem ameaça ou violência ao dono, somam 713 ocorrências em 2013. Apesar do alto índice apontado pela contabilização da Polícia Civil, equivalente a 176 veículos roubados por mês no estado, Canrobert Rodrigues afasta qualquer possibilidade da existência de um grupo especializado em roubo e furtos de carros, motocicletas e caminhões.

“Não há registro de grupos especializados nesta prática de crime aqui na Paraíba, assim como não há modus operandi. Salientando-se apenas o alto número de ocorrências em relação a motocicletas”. Cerca de 66% dos 1.937 roubos e furtos foram de motos, ainda conforme dados da polícia. No total foram contabilizados 1.276 roubos e furtos de moto na Paraíba, sendo 405 somente na capital paraibana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário