.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Aveia é um cereal que tem propriedades e nutrientes importantes para o bem-estar





Utilizada em dietas diversas, a aveia é um cereal que tem propriedades e nutrientes importantes para o bem-estar e prevenção de doenças.

 Rica em vitaminas, proteínas, cálcio, magnésio, sílica e ferro, fortalecem o organismo, tornam os dentes e ossos mais fortes e previnem diversas deficiências provenientes da falta destes nutrientes.

 A grande quantidade de fibras presentes na aveia auxiliam no bom funcionamento do intestino, unem-se ao açúcar fazendo com que caia mais lentamente na corrente sanguínea – bom para diabéticos -, reduz o LDL, impedindo que as gorduras se depositem nas artérias, prevenindo desta forma doenças cardíacas e sendo bom para quem tem colesterol alto. É um alimento completo, energético para quem tem desgaste físico ou mental, e excelente para grávidas, pois ajuda no desenvolvimento do bebê na barriga da mãe.

Além da alimentação, a aveia pode ser usada para tratamentos externos também. Ela pode ser encontrada em forma de farelo, flocos e farinha, que podem ser usadas em mingaus, bolos, biscoitos e até mesmo chás.

O leite de aveia, feito em casa, pode ser usado para amaciar bolos, por exemplo. O resíduo proveniente do preparo, pode ser usado para enriquecer outras receitas, ou até mesmo hidratar a pele.
O chá de aveia

Indicado para pessoas com depressão, nervosas ou tensas, adultas ou crianças, o chá de aveia é conhecido como um excelente remédio caseiro, inclusive para insônia. Ele favorece a concentração, alivia o nervosismo e ajuda a trazer o sono.

Para o preparo do chá, coloque meio litro de água em uma panela e leve ao fogo. Quando ferver, adicione duas colheres de sopa de aveia em infusão durante quinze minutos. Após este período, coe e consuma. A quantidade ideal para ser ingerida é de duas a três xícaras de chá por dia, quente ou frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário