.

domingo, 30 de março de 2014

O vice João Lyra Neto vai trocar 10 secretários

O vice-governador João Lyra Neto tomará posse à frente do governo estadual na próxima sexta-feira, dia 4, às 15h30, na Assembleia Legislativa. Mas um dia antes, como recomenda o figurino, fará o anúncio do secretariado. Ele vai substituir quase metade dos integrantes do primeiro escalão por motivos diversos.

 Uns porque não querem trabalhar com ele, outros porque ele não os quer em sua companhia e outros tantos porque são candidatos a cargos eletivos. Os exoneráveis são Paulo Câmara (Fazenda), Danilo Cabral (Cidades), Sérgio Xavier (Meio Ambiente), Milton Coelho (Governo), Tadeu Alencar (Casa Civil), Evaldo Costa (Imprensa), Antonio Figueira (Saúde), Marcelino Granja (Ciência e Tecnologia), Mário Cavalcanti (Casa Militar), Aldo Santos (Agricultura) e o chefe de gabinete Renato Thiebaut. O ideal seria que todos pusessem os cargos à disposição para deixá-lo à vontade a fim de fazer as trocas que achar necessário.

A candidatura é nacional

Eduardo Campos vai levar poucas pessoas de Pernambuco, pelo menos por enquanto, para a coordenação de sua campanha a presidente da República que funcionará em São Paulo. Ele vai se cercar de pessoas de vários estados, especialmente do Sudeste, para não passar a impressão de que é um “político provinciano”. Quem está disposto a ajudá-lo nessa tarefa é o ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), que ainda poderá apoiá-lo se Marina Silva não atrapalhar.

Missão – O senador Humberto Costa (PT-PE) está com uma missão quase impossível no Congresso Nacional: convencer três senadores da base governista a retirarem suas assinaturas da CPI da Petrobrás. Para evitar esta CPI, o governo dará o que o trio pedir. Mas o que desistir da assinatura pagará um alto preço político pelo seu ato de covardia, que é a desmoralização.

Congresso – Após o sucesso do congresso de vereadores que foi encerrado antes de ontem  em Gravatá, o presidente da UVP, Biu Farias (PSB-Surubim), já marcou o próximo para junho, em Caruaru.

Recepção – Após cumprir uma maratona de viagens ao Sertão neste final de semana, Eduardo Campos vai almoçar amanhã, em Belo Jardim, na fazenda do prefeito João Mendonça (PSD).

Adesão – O deputado Rodrigo Novaes (PSD) recebeu o apoio, ontem, de quatro vereadores de Petrolândia que fazem parte do bloco de oposição ao prefeito Lourival Simões (PR).

Paulista 1 – Do prefeito de Paulista, Júnior Matuto, filiado ao PSB, ao ser questionado sobre a veracidade da notícia de que apoiaria o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) para deputado federal: “Não foi pedido do chefe (Eduardo Campos), foi uma determinação”.

Paulista 2 – Matuto prometeu também ao governador eleger um filho de Paulista para deputado estadual: o vereador Tonico Valpassos (PSB). É para retomar a cadeira, disse ele, que já foi de Ademir Cunha, José Resende, Geraldo Pinho Alves, Sérgio Pinho Alves e Gedeão Rosa.

Recusa – Embora pertença ao PMDB, o ex-prefeito de Abreu e Lima, Flávio Gadelha, candidato a deputado estadual, não vai votar em Jarbas para deputado federal e sim no secretário de turismo da PCR, Felipe Carreras (PSB). Este último, que nunca disputou uma eleição, já tem o apoio dos prefeitos Geraldo Júlio (Recife), Carlos Santana (Ipojuca) e Marcos José (Abreu e Lima).

Troca – Guilherme Uchoa (PDT) contou a amigos na última quarta-feira que vai mesmo disputar uma vaga na Câmara Federal em lugar do “amigo-irmão” Marinaldo Rosendo (PSB), prefeito de Timbaúba, que desistiu da candidatura com medo do veneno dos petistas. Rosendo teria contas a acertar com o fisco e isso poderia respingar na campanha do governador Eduardo Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário