.

segunda-feira, 31 de março de 2014

CULTURA NÃO MORRE

O avanço da tecnologia tem sucumbido grande parte das nossas tradições impulsionada pelo poder avassalador das transformações de hábitos e costumes que são antagônicos aos princípios das gerações humanas dos ano 50 e 60.  
Banda de Pífanos Santo Antônio
Não existe mais em nossa região o boi marinho, a burrinha de seu dias, as catirinas, o mamulengo e outras tradições esquecidas pelo tempo. Em Jataúba, mais propriamente no Distrito Jacu existe a banda de pífanos Santo Antônio, que instrumentaliza o mecanismo cultural da Capital da Cueca  e da Calcinha, tocando novenas, procissões e animando leilões. A banda é remanescente dos anos 30 e ainda hoje seu Amaro Camilo bem próximo dos 90 anos de idade toca pífano confeccionado por ele a mais de 35 anos, ele que faz parte da segunda geração dos integrantes. Quando seu Amaro chegou para residir no Jacu a banda já existia. No Distrito Jundiá existe uma outra banda bem mais nova e que também integra este patrimônio cultural da nossa terra.
Esse é o Corone do Pife
Um fato gratificante eu constatei no último sábado dia 29 quando estive prestigiando a festa da Padroeira na comunidade do sítio Malhada da Baixa (Jataúba), e descobri que desde o dia 10 de Maio de 2005 está oficializado "CORONE DO PIFE E BANDA" que já tem 3 cds gravados com músicas disponíveis no "PALCO MP3". Os integrantes da banda são Naná (zabumba), Luizinho (pratos), Pelé (surdo), Biuzinho (triângulo), Deda (caixa) e o comando do Corone do pife. 

Esta relíquia faz parte da cultura santacruzense e os contatos podem ser mantidos pelos telefones (81) 9213-6856 e 99264716. Acesse www.coronedopifeebanda@hotmail.com.O sexteto toca em média de 22 a 30 festa no mês de Junho, além de outras 15 festas de Padroeiros anualmente na região.
Corone e sua turma

Nenhum comentário:

Postar um comentário