.

quinta-feira, 20 de março de 2014

TCU deve enviar ao TSE 8 mil nomes de "fichas-sujas" este ano


O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, disse nesta quarta-feira que a lista de gestores condenados pela corte que deverão ser considerados "ficha-sujas" em 2014 somam entre 7 mil e 8mil nomes. 

Segundo Nardes, esse valor é similar ao de 2010. O TCU planeja enviar a lista ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em junho, que deverá torná-los inelegíveis para o pleito deste ano, de acordo com o ministro. 

"Nos últimos anos, vamos chegar a quase 7 mil ou 8 mil pessoas condenadas pelo tribunal. Com essa condenação, os gestores perdem o direito de concorrer por oito anos", disse. "É um trabalho impactante". 

Nardes anunciou os números em um seminário internacional de combate à corrupção, que acontece nesta quarta na Câmara dos Deputados. O presidente do TCU disse que um dos trabalhos da corte é preventivo. De acordo com Nardes, o principal problema é a falta de planejamento nos projetos básico e executivo das obras. 

O ministro deu como exemplo a atuação do TCU na Copa do Mundo. "Trabalhamos imensamente na Copa e conseguimos fazer uma economia de R$ 700 milhões, de forma preventiva, sem paralisar a obra", disse.

Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário