.

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Homem perde 170 kg graças a apoio de membros de comunidade virtual

Jesse Shand pesava 300 kg e fez uma piada em um fórum na internet que, ao invés de humor, causou comoção de usuários e lhe fez mudar de vida

ANTES E DEPOIS: A TRANSFORMAÇÃO DE JESSE SHAND (FOTO: ARQUIVO PESSOAL )

Tudo começou como uma piada. "Pergunte o que quiser ao homem mais gordo do fórum", dizia o título do tópico em um espaço de discussões de um site focado em body builiding. Com quase 300 kg, Jesse Shand só queria provocar algum tipo de humor. Só que ao invés disso, gerou comoção entre os membros da comunidade virtual. Foi então que ele, aos 28 anos, resolveu mudar de vida. 

Com o acompanhamento e incentivo dos amigos virtuais, Jesse perdeu cerca de 170 kg em dois anos, mas, mais do que isso, ganhou a dignidade que há muito lhe faltava. O jovem relatou que chegou a ficar um ano e meio sem tomar banho - por ser muito grande para caber sob o chuveiro - e quase o mesmo período sem sair de casa. 


ANTIGO SOFÁ DE JESSE, QUE NÃO SUPORTOU O PESO DO DONO NOS TEMPOS DE OBESIDADE MÓRBIDA (FOTO: ARQUIVO PESSOAL )

Devido a seu peso, Jesse tinha medo de sentar no vaso sanitário por conta do risco de quebrá-lo - um destino do qual um antigo sofá - o qual compartilhou a foto no fórum - não conseguiu se safar. Andar de um cômodo a outro também era uma tarefa difícil.


À ESQUERDA, JESSE VESTE, EM UMA PERNA, AS ANTIGAS CALÇAS; À DIREITA, O ANTES E O DEPOIS (FOTO: ARQUIVO PESSOAL )

Muitos membros da comunidade virtual, de acordo com Jesse, não se limitaram apenas aos incentivos no tópico que ele havia criado. Alguns ofereciam dicas de dietas; outros, de exercícios que poderiam ser realizados nas circunstâncias da obesidade mórbida. Um usuário chegou a enviar um chuveiro ao rapaz, enquanto outro conseguiu incluí-lo em um plano de saúde acessível.

Pouco a pouco, o rapaz foi mudando seus hábitos: do sedentarismo puro, ele passou a fazer movimentos simples como andar dentro de casa e, hoje em dia, caminhadas já são parte de sua rotina. Em relação à dieta, que antigamente ficava entre 3 e 5 mil calorias por dia, Jesse passou a se alimentar melhor - em parte, graças a membros do fórum que lhe enviam comida saudável, o que o levou a reduzir o consumo diário de calorias para no máximo 2 mil.


A CARÁTER: 170 KG MAIS MAGRO, JESSE RECUPEROU A AUTOESTIMA (FOTO: ARQUIVO PESSOAL )

Sobre toda a experiência, ainda em andamento e documentada semanalmente no mesmo tópico que criou há dois anos, Jesse comenta: "Isso tudo me mostrou que mesmo na internet, a gentileza de estranhos pode mudar completamente sua vida".

Nenhum comentário:

Postar um comentário