.

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Policiais civis de Pernambuco fazem passeata pelo Centro do Recife

Sinpol-PE faz protesto contra "perseguição aos movimentos sindicais".
Ato saiu da Praça do Derby às 11h e segue pela Av. Conde da Boa Vista.

Sinpol-PE pretende marchar até a Praça da República, no centro do Recife (Foto: Kety Marinho / TV Globo)
Sinpol-PE pretende marchar até a Praça da República, no centro do Recife (Foto: Kety Marinho / TV Globo)
O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE) realiza uma passeata pelo Centro doRecife na manhã desta quarta-feira (15). A categoria se reuniu na Praça do Derby desde as 9h e saiu em caminhada cerca de duas horas depois. Eles seguem pela Avenida Conde da Boa Vista e devem parar apenas na Praça da República, onde ficam o Palácio da Justiça e o Palácio Campo das Princesas, sede do Governo Estadual.
Segundo Áureo Cysneiros, presidente do Sinpol-PE, o ato é em defesa da democracia, mas também um protesto contra a “perseguição aos movimentos sindicais do estado”. Áureo ainda disse que policiais civis de outros estados nordestinos participam do ato. Há comissões vindas, por exemplo, do Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas e Bahia. Segundo ele, também há representantes da Federação Nordestina de Polícia Civil, da Confederação Brasileira de Polícia, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) e da Associação de Cabos e Soldados de Pernambuco. O Sinpol-PE estima que 500 pessoas participam da manifestação.
Policiais saíram em passeata da Praça do Derby, cruzaram a Avenida Agamenon Magalhães e seguiram pela Conde da Boa Vista (Foto: Kety Marinho / TV Globo)
Policiais saíram em passeata da Praça do Derby, cruzaram a Avenida Agamenon Magalhães e seguiram pela Conde da Boa Vista (Foto: Kety Marinho / TV Globo)

A manifestação desta quarta é o primeiro ato público realizado pelos policiais civis após a
paralisação do último dia 8 – foi a quinta paralisação em menos de dois meses. Na ocasião, a categoria decidiu realizar atos e paralisações quinzenalmente. O calendário da suspensão dos serviços deve ser divulgado na quinta (16).Representantes do Sindicato dos Rodoviários, que começou uma greve na terça-feira (14), também estiveram na concentração do ato. Eles foram mostrar apoio à causa e seguiram para o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 6ª Região, no Cais do Apolo. A categoria se reúne, desde as 11h, com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE) para negociar as reivindicações que motivam a greve.
Os policiais pedem isonomia da gratificação do risco de vida policial, revisão do plano de cargos e carreiras, inclusão dos peritos papiloscopistas no quadro técnico policial e convocação de aprovados remanescentes no último concurso público para a Polícia Civil. No dia 8, no entanto, o Governo de Pernambuco afirmou que não pode atender às reivindicações que envolvem custo financeiro por causa da crise econômica e da Lei de Responsabilidade Fiscal. Sobre o plano de cargos e carreiras, o governo propôs a criação de um grupo de trabalho para analisar o pedido.
A passeata seguiu até o Palácio da Justiça, onde uma comissão foi recebida pelo presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Frederico Neves. "Entregamos um dossiê com as péssimas condições de trabalho a que somos submetidos, para que eles revejam a situação de bloqueio das contas do Sinpol. Eles ficaram de analisar e nos dar uma posição", explicou o presidente do sindicato.
Policiais se reuniram desde as 9h na Praça do Derby, área central do Recife (Foto: Kety Marinho / TV Globo)
Policiais se reuniram desde as 9h na Praça do Derby, área central do Recife (Foto: Kety Marinho / TV Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário