.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

A POLÍTICA POR MAGNO MARTINS.




PTB preserva Armando

A princípio, a decisão do PTB nacional em migrar para o palanque do tucano Aécio Neves, não altera em absolutamente nada o acordo que o candidato do PTB a governador, Armando Monteiro, fechou com o PT em Pernambuco.

Assinada pelo presidente da executiva nacional, Benito Gama, a nota da legenda trabalhista explica as razões do rompimento com Dilma, mas ao mesmo tempo ressalta que nos Estados as alianças serão preservadas, sem necessidade da prática da verticalização.

Trocando em miúdos, o PTB abandona o projeto de reeleição de Dilma, mas deixa o partido andar lado a lado com o PT nos Estados. É o caso de Pernambuco, onde o PT indicou o deputado João Paulo para disputar o Senado na chapa de Armando. A guinada trabalhista, feita na reta final das convenções, que acabam no próximo dia 30, pegou todo mundo de calça curta.

Tanto que a direção estadual emitiu uma nota ratificando a aliança com o PT, explicando que o alinhamento do partido com o PSDB em nível nacional não impediria de se promover no Estado a propaganda casada com Dilma, inclusive a sua imagem na propaganda eleitoral na televisão.

Fica, entretanto, apesar disso tudo, um ambiente desagradável e confuso, porque Dilma e Lula esperavam no plano nacional contar com os dois minutos do PTB para agregar mais tempo na televisão.

“Nosso acordo com o PT em Pernambuco está intacto e vamos para a campanha pedindo votos para Dilma”, disse Armando ao apontar a mudança de rumo do seu partido na esfera nacional a segmentos majoritários da sua executiva e não ao conjunto das suas lideranças nacionais e estaduais.

SERIA UM DESASTRE – Se o PTB tivesse verticalizado o processo da aliança com Aécio, o que não ocorreu, em Pernambuco o mais prejudicado teria sido o senador Armando Monteiro, que seria obrigado a romper a coligação com o PT. Os petistas, por sua vez, teriam que arranjar um candidato para disputar o Governo para abrir no Estado um palanque para a presidente Dilma.


Tesão de noivo – Na sexta-feira passada, o candidato do PSB ao Planalto, Eduardo Campos, forrozou com a família até de madrugada no arraial da fazenda Macambira, do governador João Lyra, em Caruaru. Mas logo cedo, já era visto na convenção estadual da legenda socialista em Alagoas. Haja fôlego! 

A incógnita Marinaldo – Ao registrar a candidatura de Belazinha, sua irmã, na convenção do PSB na semana passada, o ex-prefeito de Timbaúba, Marinaldo Rosendo, deixou, mais uma vez, espaços para especulações de que não será mesmo candidato a deputado federal. O deputado Guilherme Uchôa garante que ele resolveu dividir as bases com a irmã, mas será candidato. Será?

Net regularizada - O Marco Civil da Internet, lembra o jornalista Ilimar Franco, começa a vigorar hoje. Todos os dados passarão a ser arquivados e podem ser requisitados por ordem judicial. Não pode mais haver descriminação de acesso, valendo a neutralidade da rede, e será mais difícil retirar conteúdo do ar. A Justiça deverá ser acionada, não só o site.


Aécio adota o Base Zero – Depois de tomar conhecimento pelo meu livro Reféns da Seca, o candidato tucano ao Planalto, Aécio Neves, está propenso a incluir o projeto “Base Zero”, de autoria do engenheiro pernambucano José Arthur Padilha (na foto), em seu programa de governo para o Nordeste. Aécio quer ir, inclusive, a Afogados da Ingazeira, laboratório da ideia, para conhecer a experiência.

NEM AÍ– A presidente do PT, Teresa Leitão, tem feito vista grossa à debandada de prefeitos do PT para o palanque do candidato do PSB a governador, Paulo Câmara. Depois do gestor de Jatobá, ontem foi a vez do prefeito de Machados, Argemiro Pimentel, debandar para o ninho socialista.

VIRADA- O presidente da Amupe, José Patriota (PSB), prefeito de Afogados da Ingazeira, afirma não ter a menor dúvida de que o candidato governista Paulo Câmara, hoje em baixa nas pesquisas, vira o jogo com três semanas de guia eleitoral. “O jogo ainda não está sendo jogado”, lembra.

Perguntar não ofende: A novela do PDT em Pernambuco acaba esta semana?

'A mulher graciosa guarda a honra como os violentos guardam as riquezas'. (Provérbios 11-16)

Nenhum comentário:

Postar um comentário