.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

ESCREVEU MAGNO MARTINS...



A seca do ano passado, a maior dos últimos 50 anos, dizimou mais da metade do rebanho bovino no Estado, reduziu drasticamente a produção de leite e levou muitos pecuaristas a vender o rebanho a preço da banana ou transferir para pastagens em outras regiões.

As chuvas chegaram, modificaram o cenário em praticamente todo o Nordeste, mas os problemas para os pecuaristas continuaram de forma diferenciada: os grandes laticínios se recusam a comprar o leite in natura diretamente dos produtores, porque dizem que vem obtendo mais lucros importando leite em pó.

Isso já gerou uma série de protestos e o drama foi jogado na mesa do ministro da Agricultura, Neri Geller, por um grupo de pecuaristas pernambucanos. Com o apoio do líder do bloco PP-PROS, Eduardo da Fonte, entregaram ao ministro pedido de revogação da portaria que autoriza a importação de leite em pó em até 35% pelas indústrias de laticínio do Nordeste.

A medida, que está em vigor há três anos, vem prejudicando produtores de leite no Agreste de Pernambuco, porque o leite importado, de pior qualidade, é mais barato e está provocando a sobra de leite dos produtores nordestinos.

“Não podemos admitir que a medida atrapalhe a produção de leite do nosso Estado. Essa produção é o sustento de muitas famílias pernambucanas. Temos que defender o produtor para que ele tenha condições para produzir e aumentar a produção de leite do Estado. Cada 50 litros de leite produzido gera um emprego e o leite importado está desempregando nosso povo”, destacou Da Fonte.

Se o ministro não convencer a presidente Dilma a revogar a medida os protestos vão pipocar no Estado e em várias regiões do Nordeste. Na quarta-feira que vem, por exemplo, já está programada uma manifestação em frente à sede do Ministério da Agricultura, no Recife. Os produtores querem derrubar a portaria no grito.

NEM NA LANTERNA!– A cidade-sede que mais receberá turistas brasileiros para os jogos da Copa do Mundo será Brasília: 17% dos torcedores, seguida por São Paulo, para onde viajarão 14% dos turistas; Belo Horizonte, 13%; Rio, 11%; e Fortaleza, 10%. Os dados são de pesquisa concluída ontem pelo Ministério do Esporte, que ouviu 6.842 brasileiros de 26 de maio a 3 de junho. Recife, pelo visto, nem aparece na relação, o que é muito preocupante.


Rumo ao socialismo– Na conversa que teve com o ex-presidente Lula, anteontem em São Paulo, o presidente do PP, Eduardo da Fonte, tratou exclusivamente sobre o destino do partido na sucessão estadual, mas continua escondendo o jogo. Um passarinho palaciano soprou que o caminho é o palanque de Paulo Câmara.

EM CLIMA DE COPA– A convenção do PSB que homologará a candidatura de Eduardo ao Planalto pode sofrer nova alteração em sua data. Antes prevista para o dia 10, mudou para 27, mas já falam em Brasília que ficou para o dia 28. Eduardo foi aconselhado por integrantes do PSB a mudar a data. Se for mesmo no dia 28, possivelmente o Brasil disputará as oitavas de final. Quer pegar o ambiente festivo da Copa.

Lei fascista- Boris Casoy, apresentador da TV-Bandeirantes, bateu duro na lei da palmada, aprovada pelo Congresso. A classificou de fascista e disse que 'no inferno, Mussolini e Hitler devem estar aplaudindo”. Na interpretação do jornalista, trata-se de 'uma intromissão grave na família, na qual o Estado não deve meter bedelho nenhum'.


O mediador– O prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), conseguiu, enfim, um canal de negociação com o movimento “Ocupe Estelita”, criado e espalhado pelas redes sociais, se opondo ao projeto de ocupação daquela área pela iniciativa privada. Na verdade, está tentando corrigir o grande tropeço dado pelo governo petista que herdou. O projeto original será alterado.

CURTAS

CD POÉTICO– O poeta Dedé Monteiro, de Tabira, lança, hoje, às 19 horas, naquela cidade, o seu primeiro CD poético na sua voz dele e de alguns amigos, no qual incluiu velhos poemas consagrados, como a Porca Preta Pelada, um Café com Pão Quente e Meu Papai Noel de Casa. Dedé é um dos monstros sagrados da poesia nordestina.

ROTEIRÃO- Enquanto Armando Monteiro vai para o Araripe, o candidato do PSB a governador, Paulo Câmara, cumpre agenda política neste fim de semana no Agreste Meridional, começando o roteiro pela cidade de Garanhuns.

Perguntar não ofende: E para onde Dudu da Fonte vai levar o PP na sucessão estadual?

Nenhum comentário:

Postar um comentário