.

domingo, 29 de junho de 2014

Agrônomo do IPA está preocupado com o fenômeno El Niño, que poderá ocorrer este ano


A Organização Meteorológica Mundial, ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), revela que há entre 75% e 80% de chance de que o fenômeno climático El Niño ocorra entre outubro e dezembro deste ano. O último acontecimento foi entre os anos de 2009 e 2010. O agrônomo do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Fábio César, está preocupado com o El Niño.

“É muito preocupante essa informação, porque até o momento em nossa região Agreste, choveu apenas 45% em relação ao esperado. Inclusive os mananciais acumularam pouca água e as plantações de milho e feijão estão sofrendo por a quantidade de chuva é insuficiente”, informou Fábio.

Com relação à expectativa para as próximas colheitas, Fábio diz que tudo vai depender das chuvas.

“Se o mês de julho tiver chuvas com a mesma intensidade teremos perca em torno de 30% a 40%. Se julho foi igual a junho a perca será de 80% a 90%. A grande maioria do município acumulou pouca água”, comentou.

O fenômeno climático El Niño tem forte influência no clima mundial e está associado à secas e inundações em escalas regionais em distintas partes do planeta.

Da Redação Liberdade 

Nenhum comentário:

Postar um comentário