.

sábado, 7 de junho de 2014

ESPECIAL- Os Caminhos do Zé! PARTE I

Momento decisivo na vida política de José Augusto Maia

O hoje deputado José Augusto Maia já escreveu seu nome na história política de sua terra, onde exerceu os cargos de vereador, presidente de Câmara, vice-prefeito e prefeito. Ao longo de todos estes anos recebeu milhares de votos e despertou paixões políticas, embora muitas delas se tornaram em ódio político, por razões das mais diversas. Porém, em uma coisa todos concordam: nenhum outro nome é tão discutido nas ultimas décadas nas ruas de Santa Cruz do Capibaribe.

Os seus principais adversários de hoje, foram seus companheiros de grupo político, e conheceram de perto sua força política, mas motivados por diversos acontecimentos ao longo do tempo, foram para a trincheira oposta, e usando muito dos métodos implantados por Zé Augusto Maia, chegaram ao poder, provando do mesmo sabor das vitórias.

Acostumado à liderança do grupo e suas vitórias, Zé Augusto Maia, continuou o mesmo Zé como ele sempre cantou, mas em meu entendimento, não percebeu que a cidade e a política não são mais as mesmas. Os tempos são outros e a democratização da comunicação, sobretudo, nas redes sociais veio em forma de revolução na cabeça das pessoas. O que se diz se repercute e se discute nas redes sociais e nos meios de comunicação.
Só ele, o Zé, deve procurar descobrir em que parte do caminho perdeu o controle da situação do próprio grupo, que hoje nitidamente seus principais integrantes caminham em sentidos diferentes.

Agora, José Augusto Maia está diante de mais um momento crucial em sua trajetória politica, e não será fácil tomar decisões indo de encontro ao seu desejo pessoal e planos. Um filme deve passar em sua cabeça. Quantos chegaram onde estão devido sua força politica, quantos estavam ao seu lado nas horas decisivas, quantos outros lhe deram as costas ao longo do caminho.
Mas ele, o Zé, também não pode esquecer-se dos seus erros e falhas. Quantos o ajudaram e foram esquecidos, quantos foram seus soldados e não tiveram a oportunidade merecida, quantos outros eram seus admiradores e receberam sua indiferença.

E agora, Zé? Que caminho seguir daqui para frente? Que escolha terá que fazer? Que novos caminhos vai escolher? Só você poderá decidir o que fazer.
Um mergulho em um passado recente seria o melhor a fazer. Lembrar-se dos milhares que ainda o admira, reencontrar companheiros que ficaram no caminho, rever a forma de fazer politica e quem sabe, reencontrar aquele Zé das Malas, do diálogo, das conversas com o povo, do argumento e das boas risadas com os amigos.

Na vida e na politica, as coisas mudam rapidamente, mas também circula, possibilitando um encontro inevitável com nós mesmos.
Marcondes Moreno

Nenhum comentário:

Postar um comentário