.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015



Olá pessoal, amigos e amigas, lideranças, jovens, estudantes, formadores de opinião, trabalhadores, empregadores, leitores dos Blog Sulanca News, competente imprensa de nossa cidade, população em geral e em especial aos leitores assíduos de minha coluna semanal, denominada “Política em Análise” neste blog. Nesta edição, faremos em um formato diferente das anteriores, vejamos:

UNIÃO DO GRUPO TABOQUINHA

Embora muitos tenham questionado a possibilidade da União do Grupo Taboquinha, esta ocorreu de fato com a Coletiva de Imprensa realizada na residência do ex-Deputado José Augusto Maia, na última sexta-feira (21), com a apresentação uma pré-candidatura formada apresentando Fernando Aragão como pré-candidato a prefeito e meu nome (Tallys Maia) para a vaga de vice, denominada de “Chapa da União”. A chapa da pré-campanha apresenta uma composição que inclui as lideranças da maioria do grupo de vereadores e pelo maior líder do Grupo Taboquinha, José Augusto Maia, que saíram divididos em 2014. Uma composição de paz e unidade verdadeira, que deixam brechas para arestas futuras.

SOBRE MINHA INDICAÇÃO COMO VICE 

“Tallys Maia na campanha, será Zé Augusto Maia, junto de Fernando”, disse o ex-deputado na coletiva, sendo ratificada pelos demais oradores que estiveram presentes, que teve a presença inclusive do, até então pré-candidato a prefeito Cleiton Barboza. Um acordo entre as duas alas, resultou na manutenção da pré-candidatura de Fernando na cabeça da chapa, cabendo ao líder Zé Augusto a indicação do vice. Outro importante fato de teria fundamentado minha indicação, seriam as minhas qualidades que agregaria à chapa. Apesar de pouca idade e com pouca experiência política, por nunca ter se submetido ao voto popular, trago comigo experiência política vinda do Movimento Estudantil, onde participei de forma ativa diretamente nas discussões de políticas públicas direcionadas às entidades da sociedade civil relacionadas a estudantes e jovens. Militei durante 6 anos no PCdoB e na UJS, chegado a ser eleito presidir as duas organizações. Ocupei durante de 7 anos (Março/2007 a Fevereiro-2014, a função de Coordenador Regional da CIRETRAN de Santa Cruz do Capibaribe, desempenhando uma função pública com abrangência regional, aprovada pela opinião popular. Além da convivência ao lado do meu pai, desde criança, nos bastidores da política.

DOS INSATISFEITOS

Em qualquer processo de escolha, poderão existir satisfeitos, mas também surgir insatisfeitos. O vereador Galego de Mourinha declarou sua insatisfação, por ter alimentado a possibilidade de ocupar a vaga de vice. O vereador chegou a ser procurado pelo grupo de situação, mas resolveu se manter no grupo de oposição, afirmando que não iria trair seu povo. Essa insatisfação não durou muito tempo, e na noite desta segunda-feira, esteve na residência do ex-deputado Zé Augusto, onde selaram a paz, e ele aderiu a “Chapa da União”, afirmando que seria candidato a vereador pelo grupo de oposição. Galego de Mourinha e Cleiton Barboza saíram bem fortalecidos durante essa pré-campanha, Galego por mais um vez provou a sua fidelidade pelo seu grupo político e Cleiton por ter encarado uma pré-candidatura à prefeito, e abriu mão da indicação também em nome da unidade.

A NOVELA ACABOU

A novela taboquinha acabou, com antecedência de mais de 1 (um) ano das eleições e definiu a chapa que irá concorrer contra Edson Vieira. Os papeis inverteram, e o grupo de situação agora passará por momentos de desgastes, com a escolha de seu vice, resolver as pendências políticas com Diogo Moraes e tentar abafar o “mal-estar” entre Junior Gomes e Afrânio Marques. Além das questões políticas, o prefeito terá que administrar a constante queda em sua aprovação, motivada pelas questões de insegurança pública, estrutura precária, denúncias relacionadas ao “Processo da KMC”, entre outros problemas de cunho administrativo. O grupo unido, não gerará mais pauta de “novela”, e os fatos políticos estarão direcionados à gestão de Edson Vieira.

O GRANDE LÍDER

Destaco nesta coluna o papel da grande liderança do ex-deputado José Augusto Maia, que cedeu à indicação da vaga de prefeito ao vereador Fernando Aragão, manteve seu merecido espaço na chapa, indicando o vice, fortalecendo a união do grupo taboquinha. Imediatamente procurou o vereador Galego de Mourinha para selar a paz e concretizar a união. Se aproximou do seu sobrinho Ernesto Maia, pessoa pela qual travou no passado divergências, sarando as feridas deixadas no pleito de 2014. Voltou a se relacionar com Deomedes Brito, participando inclusive das festividades do Santo Agostinho no final de semana. Manteve as relações com Carlinhos da Cohab e também se aproximou de Helinho Aragão. O desafio de Zé Augusto agora será intensificar a manutenção de Zé Elias no grupo, já que este não terá espaço no grupo de situação pela grande concorrência, procurar os insatisfeitos, intensificar a oposição à atual gestão e se projetar com as lideranças regionais, fortalecendo sua pré-candidatura a Deputado Estadual em 2018. Zé Augusto terá um papel muito importante no pleito de 2016, agregando sua popularidade à pré-candidatura de Fernando Aragão e Tallys Maia, além de trazer sua experiência como gestor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário