.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Pistola 380 é encontrada em presídio do Complexo do Curado, no Recife

Arma foi localizada em bolsa no pátio próximo ao pavilhão B do Pamfa.
Denúncias sobre existência da pistola foram recebidas há cerca de 20 dias. Do G1 PE

Arma foi achada durante revista com agentes penitenciários e o Grupo de Operações de Segurança (GOS) da Seres (Foto: Fernando Portto/SJDH/Divulgação)

Uma vistoria realizada, na manhã desta quarta (26), encontrou uma pistola calibre 380 no Presídio Agente de Segurança Penitenciária Marcelo Francisco de Araújo (Pamfa), que faz parte do Complexo do Curado, Zona Oeste do Recife.

Segundo a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), a arma foi achada dentro de uma bolsa preta, no pátio próximo ao pavilhão B da unidade, durante revista realizada pelo diretor do presídio juntamente com os agentes penitenciários e do Grupo de Operações de Segurança (GOS) da Seres.

Ainda conforme a secretaria, denúncias sobre a existência da pistola na unidade foram recebidas há cerca de 20 dias e, desde então, vinham sendo feitas buscas para localizá-la.

"Desde a noite de terça (25), foi intensificado o trabalho de buscas para encontrar a arma, em uma operação que contou com a presença do juiz da 1ª Vara Regional das Execuções Penais, Luiz Rocha, que também possuía informações sobre a arma", informou a Seres em nota divulgada no início da tarde desta quarta.

Conjunto de presídios

Em 12 de agosto último, agentes penitenciários descobriram um túnel no Presídio Frei Damião de Bozzano (PFDB), que também integra o Complexo do Curado. A escavação estava sendo feita no entorno da quadra da unidade. Já no início do ano, o conjunto de presídios, maior de Pernambuco, registrou uma rebelião que durou três dias, deixando o saldo de três mortos e dezenas de feridos. Um sargento da PM foi assassinado durante um dos motins e um dos detentos foi decapitado. Os três presídios do Curado têm capacidade para 1.800 presos, mas atualmente abrigam 7.000.

Em janeiro, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), declarou estado de emergência no sistema penitenciário. Um mutirão de defensores públicos foi convocado em fevereiro para agilizar processos de detentos. Ao todo, 48 defensores participam da força-tarefa, sendo oito de Pernambuco e os outros vindos de diversos estados brasileiros. Desde então, o governo estadual vem adotando medidas para tentar minimizar os problemas no centro prisional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário