.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Seminário discute em Caruaru saúde e segurança do trabalhador no polo têxtil 
Evento abordará questões como riscos ocupacionais, atuação nas facções, ergonomia nos postos de trabalho e manuseio e armazenagem de químicos em lavanderias
25/08/2015 - Da Redação Liberdade, Helenivaldo Pereira - 19h29
O Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin6) promove seminário aberto ao público em Caruaru com o tema Trabalho Seguro e Saudável no Polo Têxtil do Agreste. O evento, com inscrições gratuitas, será aberto às 19h desta quarta-feira (26), no Teatro Difusora, com a palestra Trabalho decente no setor têxtil, proferida pelo auditor fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) Paulo Mendes.
 
Na quinta (27), às 9h, a juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT) Ana Freitas fala sobre Produção probatória, perícias judiciais e nexo técnico epidemiológico. Em seguida, Isabela Aguiar, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), comenta os Dados estatísticos em acidentes do trabalho e o promotor do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) André Menezes aborda o Desenvolvimento sustentável no polo têxtil. Fechando a programação da manhã, o auditor fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) Marcos Miranda profere a palestra Riscos ocupacionais e a saúde do trabalhador.
 
A partir das 13h30, haverá dois painéis: A atuação do MPT no setor têxtil: saúde e segurança nas facções, com o procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT/PE) Adilson Pereira, e Manuseio e armazenagem de produtos químicos em lavanderias da cidade de Toritama, com o tecnólogo em segurança do trabalho da Fundacentro/PE Roberto Dantas.
 
O encerramento do seminário será uma palestra com o ergonomista da Fundacentro/PE Ricardo Serrano. Ele vai comentar o projeto de Melhoria das condições ergonômicas do posto de trabalho das costureiras. As inscrições gratuitas para o evento podem ser feitas pelo email eventos.crpe@fundacentro.gov.br. Os interessados devem enviar dados como nome completo, empresa/entidade, função e telefone. Será emitido certificado aos participantes.
 
Polo Têxtil
O polo têxtil do Agreste é o segundo maior na área de confecções do Brasil, abarcando 13 cidades. Nelas estão concentradas mais de 18 mil empresas do setor, gerando cerca de 140 mil empregos direitos e indiretos. Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama formam o principal eixo de fabricação, comércio e distribuição de produtos na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário