.

domingo, 17 de janeiro de 2016

Lava Jato acertou o coração do Estado

Coluna Fogo Cruzado – 16 de janeiro
Corte de 32 bilhões de dólares nos investimentos da Petrobras terá reflexos imediatos na economia de Pernambuco
Pernambuco cresceu acima da média nacional durante o governo de Eduardo Campos, graças aos investimentos públicos e privados feitos em Suape naquele período. Só a chegada da Refinaria Abreu e Lima e do Estaleiro Atlântico Sul representou para o Estado uma grande conquista em termos de investimentos e de abertura de postos de trabalho. No entanto, o envolvimento de todas as grandes empreiteiras que trabalhavam para a Petrobras na Operação Lava Jato foi um grande golpe para a economia pernambucana. Sessenta mil trabalhadores já foram dispensados de Suape e outros tantos deverão perder os seus empregos no curso deste ano. Para completar o rosário de notícias ruins, a Petrobrás anunciou um corte de 32 bilhões de dólares nos seus investimentos entre 2016 e 2019. Pernambuco será fortemente afetado por esses cortes, com rebatimento direto na Refinaria e no pólo naval instalado em Suape.
PSDB responde a Labanca
O presidente regional do PSDB, Antônio Moraes, encarou numa boa a declaração do ex-prefeito de São Lourenço, Ettore Labanca, cobrando apoio do partido à reeleição de Geraldo Júlio. Disse que o PSDB jamais deixará de reconhecer o apoio do PSB a Aécio Neves no 2º turno da eleição presidencial e de certa forma já faz isto apoiando o governo Paulo Câmara na Assembleia Legislativa. Se haverá ou não aliança entre os dois partidos, no Recife, afirmou, o tempo dirá.
Adeus – Rafael Prequé, vice-prefeito de Gravatá, teve três contrariedades antes de se desligar do PSB. Primeira, queria assumir a prefeitura após o afastamento do prefeito Bruno Martiniano. Segunda, não foi ouvido sobre a escolha do interventor Mário Cavalcanti. Terceira, o PSB o descartou como candidato a prefeito porque deseja apoiar o deputado Waldemar Borges.
Não – Pedro Serafim (PDT), ex-prefeito de Ipojuca, está indeciso sobre se deve ou não disputar a prefeitura em 3/10. Queria o filho, Pedro Neto (PDT), deputado estadual, mas ele não quer.
Fuga – Quem também está indeciso sobre se disputará ou não a prefeitura de Carpina é o deputado Manoel Botafogo (PDT). Aparece bem em todas as pesquisas, mas tem medo da crise.
É cedo – Animado por resultado de pesquisas para consumo interno, o ex-prefeito Joaquim Neto (PSDB) vai disputar a prefeitura de Gravatá, mas só porá o bloco na rua depois do São João.
Cabeça – O prefeito José Queiroz (PDT) abre mão da cabeça da chapa para o PSB, em Caruaru, desde que o candidato desse partido à sua sucessão seja o vice Jorge Gomes. Raquel Lyra ele não quer ver nem pelas costas. Já se sabia que o candidato preferencial do prefeito era o seu vice. Mas, pela primeira vez, ele mandou um recado direto para o PSB.
Debate – Para não ficar a reboque do PPS, que lançou a secretária Mirtes Cordeiro para disputar a prefeitura de Jaboatão nas eleições deste ano, o PSDB decidiu empinar a também secretária Conceição Nascimento. O prefeito Elias Gomes (PSDB) acompanha tudo, sem se envolver diretamente, porque só pretende abrir o debate após a Semana Santa.
Aumento – Evidente que aumento de passagem de ônibus não agrada à população, assim como também não agrada aumento de energia, combustível, gás de cozinha, etc. Todavia, como diz o secretário André de Paula (Cidades), o reajuste das passagens de ônibus no Recife “é inevitável” porque elas estão congeladas há 1 ano. Por isso, é preciso discutir este assunto sem demagogia, já que existem na cidade algumas pessoas tentando “eleitoralizá-lo”.
Juros – Da assessoria de Daniel Coelho (PSDB) sobre os outdoors que ele espalhou pelos bairros do Recife dizendo ser contrário à alta dos juros bancários: “O outdoor faz referência ao Projeto de Lei 157/2015, de autoria do deputado, determinando que os juros bancários não podem ultrapassar o dobro da taxa Selic”. A emenda saiu pior do que o soneto, pois se fosse possível tabelar juros por lei todos os presidentes já teriam feito isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário