.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Aesa registra chuvas em 56 municípios no fim de semana


 


O final de semana foi de chuva em 56 dos 223 municípios paraibanos. Os maiores índices pluviométricos foram registrados no Sertão e Alto Sertão do Estado. No complexo Coremas-Mãe d’água, a recarga foi de 2,6 milhões de metros cúbicos, segundo os registros feitos pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).

Nas últimas 24 horas, as maiores chuvas aconteceram nas cidades de Aguiar (63mm), São José da Lagoa Tapada (70mm), Cajazeirinhas (75mm), Piancó (92mm) e Coremas (120,5mm). “Tivemos um aumento de 12 centímetros na linha da água do açude de Coremas e 22 centímetros em Mãe d’água. Isso representa algo em torno de 2,6 milhões de metros cúbicos”, informou o gerente de Monitoramento e Hidrometria, Lucílio Vieira.

De acordo com Vieira, as precipitações registradas este mês pela Aesa não geraram acúmulos significativos nos açudes, mas permitirão melhores recargas. “Eventos como os deste final de semana são animadores, pois se tivermos outras chuvas, ainda que de menor intensidade, a recarga pode ser maior. Isso porque o leito do rio está saturado e vamos ter um melhor escoamento desta água”, acrescentou.

Dos 123 reservatórios monitorados pela Aesa, 59 açudes estão com capacidade armazenada superior a 20% do seu volume total. Outros 30 possuem menos de 20% e 34 estão em situação crítica, com menos de 5%. A relação completa está disponível na internet, no site www.aesa.pb.gov.br.

Previsão - O boletim de análise meteorológica divulgado na manhã desta segunda-feira (20) pela Aesa prevê ainda uma variação térmica de até 16°C, com a máxima chegando aos 36 °C no Sertão e a mínima de 20°C no Brejo. “A previsão para hoje é de sol entre nuvens em praticamente todas as regiões do Estado. Poderão ocorrer chuvas isoladas no Sertão paraibano. Nas demais regiões, chuvas ocasionais”, informou o meteorologista Emerson Rodrigues.

Confira o prognóstico para a região do Cariri:

Nebulosidade variável. Poderão ocorrer chuvas ocasionais.
Max.: 35°C
Min.: 22°C

Nenhum comentário:

Postar um comentário