.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Agrestina será contemplada com UPA


O município de Agrestina, será contemplado com uma Unidade de Pronto Atendimento - UPA, que deverá resolver grande parte das urgências e emergências do município e cidades circunvizinhas.

O anúncio aconteceu na noite desta segunda (20), durante reunião da câmara de Agrestina, pelo vereador Marciano Filho (PTB). Segundo ele, Agrestina foi contemplada entre mais de 30 municípios que estão inscritos para a aquisição da unidade.

Se construída, a obra deverá corresponder a UPA Porte I, destinada para municípios cujos a abrangência é de 50 a 100 mil habitantes, disponibilizando de 5 a 8 leitos de observação e capacidade de atendimento diário para 150 pessoas. 

Além desta, as UPAS são divididas em outras duas categorias : UPA Porte II (9 a 12 leitos de observação. Capacidade de atender até 300 pacientes por dia. População na área de abrangência de 100 mil a 200 mil habitantes.) e UPA Porte III (13 a 20 leitos de observação. Capacidade de atender até 450 pacientes por dia. População na área de abrangência de 200 mil a 300 mil habitantes) que são distribuídas de acordo com a área de abrangência de cada município contemplado.

Atualmente as Unidades de Pronto Atendimento oferecem estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário