.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

CUMADE FULOZINHA ATACA EM JATAÚBA

Foi na última quinta feira dia 23 por volta das 15:00 quando a Senhora Josefa Izabel da Conceição, 73 anos de idade, saiu na companhia da sua neta Maria Aparecida da Silva com apenas 6 anos para catar lenha bem próximo a sede do Distrito Jacu onde reside a família. Enquanto a vovó trabalhava para juntar a lenha, a criança descansava em uma sombra de algumas árvores quando foi chamada pela vó e ao levantar de onde estava deitada, sentiu uma quentura na parte superior da costa por baixo dos cabelos.
A pequena Maria Aparecida e sua mãe Maria José com as partes dos
cabelos enroscados e cortados
A pequena Aparecida pegou uma pequena quantidade de lenha e veio em direção à sua casa que fica bem próxima ao local do fato e ao chegar em casa, sentiu um forte dor de cabeça, febre, e uma indisposição para andar. Logo em seguida a avó chegou trazendo um fecho de lenha e não viu e nem sentiu nada diferente enquanto pegava a lenha. A mãe da criança providenciou dar banho nela e ao pentear o cabelo, Aparecida pediu que a mãe não penteasse a parte final dos cabelos que estava doendo muito. O mais incrível é que até este momento nem a avó, nem a criança e nem a mãe dela estavam visualizando a ação da Cumade Fulozinha ou Caipora como é conhecida a lenda.

Criança com cabelos cortados

Ao  pegar na ponta dos cabelos da criança, dona Maria José da Silva Santos, mais conhecida por Nam, percebeu algo muito estranho no cabelo da inocente. Uma trança e parte dos cabelos totalmente embaraçados e após usar shampoo, creme, sabão, óleos e muitas tentativas, chegou-se à conclusão que só resolveria cortando, e assim a mãe procedeu. Poucos minutos depois , logo a criança ficou sem dores, sem febre e caminhou normalmente.  

Para confirmar a história, estive no Distrito Jacu que fica ha uma distância de 13km da sede do município e conversei com os envolvidos e fotografei também os cabelos cortados que estão guardados pela mãe da criança. Diante dos fatos, está confirmada mais uma ação desta lenda secular que tem preferência para atacar animais, principalmente cavalos, pela grande quantidade de cabelos na calda e quilinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário