.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Um dia histórico para a política de Caruaru



Tony Gel, João Lira Neto e Zé Queiroz
Será lançada nessa segunda-feira a chapa do PSB para o governo de Pernambuco. O secretário Paulo Câmara será o nome do partido para manter os socialistas no comando do estado para os próximos quatros anos. Além dele, a chapa terá o deputado federal Raul Henry como candidato a vice e o ex-ministro Fernando Bezerra Coelho para disputar a vaga no senado. Mais um fator especial vai mexer com a política de Caruaru.

Pela primeira vez as três principais forças da história da política de Caruaru estarão juntos no mesmo palanque. Tony Gel, Zé Queiroz e João Lyra devem comparecer ao lançamento da candidatura e ratificar o apoio Paulo Câmara. Esse alinhamento histórico é fruto da habilidade de construir alianças de Eduardo Campos e deixa o candidato socialista numa situação amplamente confortável na Capital do Agreste.

São as três principais forças pedindo votos para um mesmo candidato. A oposição vai ter um palanque esvaziado para Armando Monteiro. Estarão com ele o PTB e o PT que tem sérias divergências internas. Se João, Tony e Zé caírem em campo o candidato Paulo Câmara pode ter uma vitória histórica em Caruaru.

Essa união tem algumas particularidades. Recém-chegado a Frente Popular o deputado Tony Gel já avisou a Câmara que vai montar um palanque a parte na cidade para pedir votos para o candidato do PSB e dificilmente vai participar de algum evento com os rivais históricos. Existe ainda a delicada relação entre João e Zé, que há muito não se batem, mas que irão formar um amplo leque de apoio a Paulo Câmara.

FORA DA MAJORITÁRIA – Mesmo com todo esse aparato de alianças a cidade de Caruaru ficou fora da chapa majoritária. O nome que era mais esperado era o de João Lyra, que acabou sendo preterido para uma possível reeleição ao governo do Estado. O vice vai ficar no comando do estado para dar suporte a candidatura do PSB.

SILÊNCIO – O fim de semana foi de muitas prévias no Recife. No Baile Municipal com a presença de quase todos os políticos envolvidos na sucessão, o silêncio foi a ordem do dia para analisar a situação de João Lyra. Nos bastidores segue a especulação que o vice não digeriu bem a indicação de Paulo Câmara para disputar o governo de Pernambuco.

FALA – O vice-governador também passou o fim de semana sem falar com a imprensa. Ele não atendeu as ligações dos repórteres e a assessoria informou que ele só fala amanhã durante o lançamento da candidatura de Paulo Câmara. João Lyra deve ser o centro das atenções nessa segunda-feira. A conferir.

HORÁRIO – O lançamento da chapa vai ser a partir de 12h num hotel em Boa Viagem. A ideia de puxar o horário para depois do expediente é simples: o governador quer evitar comentários que estaria realizando ato político dentro do expediente no Palácio do Campo das Princesas.

PT COM ARMANDO – O destino do PT deve ser mesmo o palanque de Armando Monteiro Neto. Logo após a confirmação do nome de Paulo Câmara como o candidato do PSB o senador Humberto Costa disse que a situação vai ajudar o PT a se definir, mas que se depender dele, o partido fecha com Armando e não vai para uma disputa com candidatura própria.

Do Blog do Mário Flávio

Nenhum comentário:

Postar um comentário