.

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Sem previsão para limpeza do Rio Capibaribe, população cobra ações do governo no combate ao mosquito transmissor da virose


001
Ponte do Rio Capibaribe Toritama/Caruaru Foto: Evandro Balla (Arquivo).

A exemplo da maior parte dos municípios da região, a Cidade de Toritama sofre com o alto índice de pessoas infectadas pela virose. Há poucas semanas, nossa equipe relatou em reportagem especial, o drama vivido pelos moradores daquela localidade. De lá para cá, a doença tem se tornado cada vez mais comum na vida das pessoas. O único Hospital do município triplicou o número dos atendimentos diários chegando a atingir de 400 a 500 pessoas por dia.

O Hospital Nossa Senhora de Fátima, trabalha com dois médicos plantonistas para atender toda essa demanda. A posição geográfica e a crise na saúde pública dos municípios vizinhos são fatores agravantes para esses números, já que o Hospital fica a poucos metros da BR-104 e a grande parte dos acidentes no perímetro são socorridos para Toritama. Independente de dia da semana ou horário a unidade encontra-se sempre lotada.

Foto: Thonny Hill (Arquivo).
Foto: Thonny Hill (Arquivo).

Segundo informações de assessoria do Deputado Diogo Morais (PSB), o Governador Paulo Câmara (PSB) enviará uma equipe de força tarefa para Santa Cruz do Capibaribe nos próximos dias. A equipe irá atuar no combate a proliferação do mosquito e realizar a limpeza do Rio Capibaribe, porém a iniciativa não foi confirmada se irá estender-se até Toritama.

Desde o início de sua gestão (Janeiro de 2013), o Prefeito Odon Ferreira (PSB) sempre ouviu pedidos e mais pedidos de políticos e aliados para realização da limpeza do Rio Capibaribe. Na ocasião, o argumento era a diminuição das muriçocas, porém isso nunca esteve nos planos do gestor. Agora, o município convive com um surto de uma doença ainda não identificada, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.

Os moradores intensificaram as cobranças nos últimos dias nas redes sociais e emissoras de rádio local, pedindo ao poder publico municipal uma ação enérgica para combater a doença e realizar uma limpeza imediata no Rio Capibaribe.

Com informações de Evandro Balla, correspondente do blog em Toritama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário