.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Lista do TCE repleta de ex-prefeitos de cidades do Agreste

TCE divulgou lista com mais de 1600 nomes de gestores estaduais e municipais. Três nomes de Caruaru figuram no registro e estão impedidos de se candidatar.


O Tribunal de Contas do Estado divulgou uma lista com mais de 1600 nomes de gestores estaduais e municipais que tiveram suas contas rejeitadas nos últimos oito anos. Nomes importantes do atual cenário político figuram na relação e devem mexer com quadro no interior do Estado.

Ex-prefeitos de cidades importantes estariam inelegíveis, segundo o TCE. O deputado federal José Augusto Maia (PTB) é citado pelo Tribunal. Ele teve as contas rejeitadas quando era prefeito de Santa Cruz do Capibaribe. Maia quer disputar a reeleição para a Câmara e como ocorreu em 2010, deve entrar na disputa via justiça.

Na mesma situação está o ex-prefeito de Agrestina Josué Mendes (PTB). Ele teve o nome negativado pelo TCE, quando era prefeito do município. O curioso é que a Câmara da cidade seguiu o parecer do TCE e numa primeira votação rejeitou as contas de Mendes. No entanto, o atual vice-prefeito da cidade conseguiu na justiça anular a votação e num novo pleito, teve as contas aprovadas na Câmara. Mesmo assim, ele segue na lista.

Dois ex-prefeitos de Bezerros também foram indicados. Marcone Borba (PT) e Bete de Dael (PR), últimos gestores da cidade foram incluídos. O município de Gravatá também conta com dois ex-prefeitos entre os fichas sujas. Ozano Brito e Joaquim Neto engordam os números do TCE.

Outra cidade importante com ex-prefeitos na lista do TCE é Garanhuns. Os nomes citados são de Luiz Carlos de Oliveira (PMDB) e Silvino Duarte (PSDB). São Caetano também entra na lista com o ex-prefeito Esmeraldo Santos. Em Belo Jardim, o atual prefeito João Mendonça (PSD) voltou a figurar na lista. Ele teve até mesmo a candidatura ameaçada em 2012, mas conseguiu a liberação junto ao TRE e foi eleito.

Três nomes de Caruaru figuram no registro e a novidade foi o da ex-secretária de Saúde do município, Cristina Sette. Ela teve as contas rejeitadas por problemas junto ao Fundo Municipal, na gestão anterior do prefeito José Queiroz (PDT). O nome de Sette, que deixou a prefeitura em 2011, se junta ao do ex-prefeito Neguinho Teixeira (sem partido) e ao ex-presidente da Fundação de Cultura e Turismo José Seródio.

Os nomes foram entregues ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e ao Ministério Público Eleitoral. A lei estabelece que a remessa da lista deve ser feita até o dia 5 de julho. O TCE antecipou o prazo para que o Ministério Público Eleitoral tenha mais tempo para análise, a fim de imprimir maior efetividade ao comando da Lei da Ficha Limpa.

EVOLUÇÃO – A relação traz 1.624 nomes de gestores, um número que ainda pode mudar em razão do julgamento de recursos no Tribunal de Contas ou de decisões emanadas do Poder Judiciário. Na listagem enviada pelo Tribunal de Contas ao TRE em 2008, constavam 731 nomes. Na de 2010, 1.160 e em 2012, foram 1.404 nomes relacionados.

Do blog do Mário Flávio (27-05-2014) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário