.

terça-feira, 29 de março de 2016

Posto de gasolina no Recife é o primeiro do País a gerar energia solar

É o primeiro empreendimento desse tipo que faz isso, segundo informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)

O posto colocou as placas fotovoltaicas na coberta para gerar energia solar
Guga Mattos/JC Imagem
Da Editoria de Economia

Um posto que fica no final da Avenida Norte, no Bairro do Vasco da Gama, será o primeiro do Brasil a produzir energia solar, segundo informações da Agência Nacional de Energia Elétrica. A implantação do sistema de geração limpa ocorreu por um financiamento do Programa de Incentivo à Energia Solar Fotovoltaica (PE Solar), iniciativa do governo do Estado. Na manhã desta terça-feira (29/03), o secretário da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, Evandro Avelar, e o presidente da Agência de fomento do Estado de Pernambuco (Agefepe), Jackson Rocha, visitaram o empreendimento. O empréstimo foi concedido pela Agefepe.

O posto fica no nº 6999 da Avenida Norte. As placas solares foram instaladas na coberta do posto. Ao todo, foram investidos R$ 300 mil no projeto, desenvolvido pela empresa Satrix, com capacidade de geração de 5.740 quilowatts (KW) por mês, que corresponde a 95,7% dos atuais 6.000KW/mês que a empresa consome. O prazo para pagamento é de 96 meses (8 anos), com seis meses de carência.

A linha de crédito do programa PE Solar atende empresas dos setores industrial, agroindustrial, comercial e de serviços, produtores rurais, cooperativas e associações. Mais cinco empresas já tiveram sistemas solares financiados pelo Programa PE Solar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário